[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, proferiu palestra na noite desta terça-feira, 4, no Rotary Club de Itabaiana, onde falou sobre a implantação do Distrito Industrial no Município. O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Luciano Bispo, o presidente e o governador do Rotary, José Luiz Bispo e Messias Peixoto, respectivamente, o vereador Olivier Chagas, além de empresários locais.

De acordo com o presidente do Rotary e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Luis Bispo, com um investimento de aproximadamente R$ 17 milhões serão construídas 33 indústrias no complexo, gerando cerca de dois mil empregos. “O governador Marcelo Déda determinou a liberação dos lotes e nossos empresários querem construir logo o centro. Nós somos uma cidade comercial e temos a necessidade de produzir. Essas indústrias atenderão a todas as classes, trazendo ainda mais progresso para Itabaiana”, afirmou.

Caracterizada principalmente pelo crescimento contínuo do comércio, que atualmente representa 83% da sua economia, Itabaiana apresenta ótimos indicadores de desenvolvimento também na educação e saúde. A indústria, que representa 11,4% desse total, deve crescer ainda mais com a implantação do distrito e a agropecuária completa o quadro da caracterização econômica do município, com 5,6%.

“Esse crescimento deve-se, principalmente, aos empresários locais, mas o importante é que a população esteja empregada, com renda, exercendo sua cidadania. A maior preocupação do Governo do Estado é que sempre haja essa oferta e por isso estamos focados nos investimentos no Distrito industrial, dando continuidade aos trabalhos de desenvolvimento que trarão mais benefícios para a população”, explicou o secretário Saumíneo, que na oportunidade apresentou um panorama geral na evolução dos indicadores do município.

Atualmente, com 87 mil habitantes, Itabaiana apresenta o 6° maior PIB de Sergipe (R$ 665 milhões), o 5° maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e uma localização estratégica, num eixo logístico interessante para o empreendedor. Com o 3º maior núcleo urbano de Sergipe, possui um comércio diversificado nos setores de confecções, minerais, alimentos e bebidas, movelaria, madeireiras, fabricação de carrocerias, dentre outros.

O prefeito Luciano Bispo ressaltou a importância da construção do distrito para o desenvolvimento de Sergipe. “Este é um sonho acalentado pela nossa classe empresarial e temos feito a nossa parte junto ao Governo para que ele seja realizado. A presença do secretário Saumíneo é muito importante porque fortalece a nossa vontade e assim, podemos constatar que o Estado está preocupado e incentiva para que, rapidamente, nossos empresários entrem também no ramo industrial”, destacou.

O vereador Olivier Chagas parabenizou a iniciativa do encontro. “Estamos nos desenvolvendo cada vez mais em todas as áreas, saindo da informalidade e chegando num grau da economia onde todos são contemplados. Vamos buscar fortalecer mais essa parceria com o Governo, crescendo e desenvolvendo a nossa cidade”, afirmou.

“A expectativa gerada em torno do Distrito de Itabaiana é grande. Com a união entre os governos municipal e estadual e a determinação do secretário em implantar o distrito, sei que dará certo e muitos empregos serão gerados. Além disso, é uma forma de exportar nossos produtos e receber mais benefícios pra a população”, explicou José Carlos Ferreira de Jesus, empresário do ramo de madeira e construção.

Para os empresários locais, a expectativa é maior ainda, principalmente com o Projeto de Lei encaminhado pelo Governo de Sergipe à Assembléia Legislativa, que visa ampliar o período de incentivos fiscais concedidos através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) às empresas instaladas no Estado. Atualmente, o prazo para concessão de incentivos fiscais é de 15 anos, mas com a nova Lei, este prazo será prorrogado por mais 10 anos e poderá beneficiar mais de 240 empresas (instaladas, em andamento e que ainda estão aguardando implantação).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.