[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes da Turquia estiveram nesta quinta-feira, 23, na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) com o objetivo de conhecer as potencialidades econômicas e oportunidade de negócios no estado de Sergipe. Participaram do encontro o empresário e tradutor do Centro Cultural Brasil-Turquia, Fatih Ugur Ozarpak, o secretário geral da Associação Empresarial Brasil-Turquia (ASEBT), Mevlüt Emrah, e o colunista, representante no Brasil do jornal turco, Zaman.

Na oportunidade, o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, apresentou um breve panorama sobre as potencialidades de Sergipe, mostrando os setores atrativos, a estrutura logística do estado, os setores competitivos, bem como o crescimento que Sergipe tem tido no mercado internacional e a evolução apresentada na parte de ciência e tecnologia.

Sobre novas oportunidades, o secretário citou as áreas de energia eólica, de perfumarias, turismo, tecnologia da informação, minerais, call centers. Lembrou, ainda, que a obra para a reforma do aeroporto de Aracaju já foi licitada. Após a ampliação, o aeroporto poderá quadriplicar o número de passageiros. Dentro dessas perspectivas, foram brevemente apresentadas as ações das vinculadas da Sedetec: Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec), Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais (Codise), Instituto Tecnológico e de Pesquisas (ITPS), Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e a Junta Comercial (Jucese).

Durante a apresentação, Fatih Ugur Ozarpak questionou sobre o tempo de aberturas de empresas, citando a sua experiência em outro lugar onde passou cerca de três meses para iniciar as atividades empreendedoras. Saumíneo informou que a Junta sergipana investe em tecnologia e interiorização, o que reduz o tempo de atendimento e a fila de espera, bem como facilitando o acesso em cada região do estado.

“Temos como exemplo o procedimento de duas grandes empresas aqui de Sergipe, uma de produção de cimentos e outra de vidros, que conseguiram abrir seus negócios em apenas quatro horas”, explicou Saumíneo.

Por fim, após apresentação das potencialidades econômicas de Sergipe, o secretário da ASEBT, Mevlüt Emrah, diz ter chamado a sua atenção os setores do turismo e têxtil no estado, por serem áreas com muitas oportunidades para investir.

“Acreditamos que estas áreas podem gerar bons frutos e vamos trabalhar sobre isso”, ressaltou Meylüt, ao informar que convidou Sergipe para participar de evento na Turquia.

“É uma honra receber a delegação da Turquia. Nossa perspectiva é que a partir desse primeiro contato, possamos interagir mais com a Câmara de Comércio Brasil-Turquia na perspectiva não só de investimentos deles, mas deles também realizarem parcerias com outros investidores locais ou internacionais que estejam interessados. É por meio dessa comunicação com empreendedores nacionais e internacionais que pretendemos gerar bons frutos na lógica de geração de emprego e renda”, ressaltou Saumíneo Nascimento.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.