Secult homenageia Monteiro Lobato durante o ‘Mês do Livro Infantil’
Uma data especial. Assim pode ser definido o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, data em que também se festeja o aniversário do maior ícone da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato. Comemorando as duas ocasiões, as Bibliotecas Públicas Epifânio Dória e Infantil Aglaé Fontes realizaram na manhã de segunda-feira, 18, uma “Contação de Histórias” especialmente desenvolvida para abordar os personagens do escritor. Alunos das escolas Florentino Menezes, San Rafael e Jardins lotaram o auditório da BPED, onde assistiram a peça “Emília e Visconde do País da Leitura”.
O evento faz parte do ‘Mês do Livro Infantil’, programação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para o mês de abril. Ao apresentar personagens do autor do “Sítio do Picapau Amarelo”, a diretora da Biblioteca Infantil Aglaé Fontes, Cláudia Stocker, abriu as portas da instituição para a criançada. Muitas destas jamais tinham pisado dentro de uma biblioteca de verdade. Sendo assim, uma simples visita acabou se transformando numa verdadeira revolução no cotidiano escolar dos pequenos.
“O mês de abril está sendo especial, pois comemoramos diversas datas representativas para quem aprecia literatura. Recebemos visitas de escolas em quase todos os dias e temos muitas agendadas para essa reta final do evento. Não poderíamos deixar passar em branco o aniversário de Monteiro Lobato, comemorado no Dia Nacional do Livro Infantil. Assim, convidamos o ator Luciano Góis, que já trabalhou conosco, para ilustrar essa ‘Contação de História’ especial”, avaliou Cláudia.
De acordo com o ator Luciano Góis, o convite para retornar à Biblioteca Infantil Aglaé Fontes e representar o personagem Visconde de Sabugosa foi irrecusável. “Realizamos muitos trabalhos no decorrer desses dois anos em que trabalhei na Biblioteca. Assim, não pude resistir ao convite para comparecer ao evento e mostrar um pouco do trabalho que já realizamos para centenas de crianças. A intenção da ‘Contação’ é formar leitores, que, no futuro, tornem-se adultos freqüentadores de bibliotecas”, explica Luciano.
Descobrindo o mundo da leitura
Futuramente, o Dia Nacional do Livro Infantil será marcante para o pequeno Everton Nascimento, cinco anos. Ele e seus coleguinhas passaram uma manhã agradável, de grandes descobertas, onde pela primeira vez conheceram um ambiente bibliotecário.
Ainda que sem saber falar muito bem, como os adultos, Everton foi categórico ao afirmar sua alegria em participar da aventura literária que viveu. “Acreditei na história que foi contada, porque eu via a Emília e ao Visconde pela televisão. Gostei muito da peça e do livro que ganhei”, disse.
Sobre a impressão que teve da Biblioteca, Everton observou algo que para muitos adultos pode até parecer uma visão comum, mas que seus olhos captaram de forma única, transformando cada detalhe numa impressão que ficará eternamente em sua cabeça. “Eu vi um monte de livros”, enfatizou.
Segundo a coordenadora escolar Gilvânia Almeida Santos, a visita teve o poder de abrir o olhar das crianças, para o mundo da leitura, possibilitando um encontro saudável e promissor. “Avalio essa oportunidade que as Bibliotecas estão oferecendo como algo mágico. Nas escolas trabalhamos a questão das histórias, do teatro, porém aqui é outro cenário, com grandes possibilidades. Isso gerou nos estudantes uma ansiedade em participar, eles se empenharam em compreender a história”, fala.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secult homenageia Monteiro Lobato durante o ‘Mês do Livro Infantil’ – Fotos: Ascom/Secult