[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Fomentar e capacitar a cultura sergipana são objetivos em comum entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Sebrae. Desta forma, e visando dar continuidade a parceria firmada desde o início da  nova gestão liderada pela secretária Eloísa Galdino, gestores e diretores dos dois órgãos se reuniram na manhã desta quarta-feira, 1º,  para discutir novas formas de apoio e patrocínio cultural para os próximos anos.

Durante o encontro foram apresentadas algumas propostas que objetivam beneficiar os agentes culturais de Sergipe. Entre os projetos estão o Plano de Desenvolvimento Cultural, que será aplicado nas cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão; e o Proquali Cultural, um projeto de qualificação nas áreas de audiovisual, música, artes cênicas, artes visuais, museus, patrimônio, culturas populares e livro e leitura, que serão aplicados na capital sergipana.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o Sebrae é um grande parceira desde o início de sua gestão e colabora diretamente com a formação dos agentes culturais sergipanos.

“Só estamos há um ano e meio na Secult e, desde que chegamos, temos o Sebrae como um parceiro de primeira hora. Esta reunião reafirma uma parceria que gera formação e capacitação na área da música e do teatro,  e que poderá se tornar ainda maior nos próximos anos. Além disso, o trabalho que o Sebrae realiza com o empreendedorismo dialoga diretamente com umas das principais linhas da Secult. Por isso, a realização deste acordo é fundamental para a política de cultura realizada no Estado”, completou Eloísa.

Para o superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral, a parceria com a Secult é oportuna, pois dá subsídio à produção cultural e artística em Sergipe. “Nós mantemos um projeto de empreendedorismo cultural e procura mos estar presentes em ações que divulguem e valorizem a cultura, buscando também levar o conhecimento sobre gestão a esse importante setor que ocupa milhares de pessoas, por isso, fico muito satisfeito com a reafirmação deste convênio e acredito que parcerias para outros projetos ainda estão por vir”, ressaltou.    

(In) Formação

Durante o encontro foi debatida ainda a segunda etapa do Projeto Música (in) Formação, que contou na sua etapa inicial com o patrocínio do Sebrae. A ideia para o segundo módulo é  trabalhar com jovens artistas de comunidades de baixa renda, por meio de oficinas de qualificação, com o objetivo de aproximá-los da produção musical e do audiovisual, utilizando a tecnologia de home estúdios e ilhas de edição domésticas como instrumento de transformação e de inserção no mercado de trabalho. A expectativa é que a capacitação ocorra no Centro de Criatividade, dividindo-se em quatro módulos, com duração de três meses.

Ainda na área da música, discutiu-se a respeito da revitalização das bandas Filarmônicas de Sergipe, através do Projeto Liras Sergipanas, e sobre o projeto Sergipe Exporta Som. O primeiro visa proporcionar oficinas na área de associativismo e empreendedorismo, fazendo com que os agente culturais atuem como verdadeiros empresários, já o segundo busca promover ações da música sergipana em festivais e feiras por todo o Brasil, como por exemplo, a Feira Música Brasil 2010, que acontece de 8 a 12 de dezembro deste ano, em Belo Horizonte, e que já conta com o apoio do Sebrae.

Já na área das artes cênicas, a ideia é capacitar ainda mais a cadeia produtiva, através de oficinas de formação nas mais diversas áreas, a exemplo das oficinas ocorridas entre os meses de outubro e novembro do Teatro (in) Formação, além do apoio ao Encontro dos Grupos de Teatro do Interior e do Festival de Teatro, previsto para março do próximo ano. Já nas Artes Visuais, foram apresentados alguns projetos que tratam da realização de oficinas, seminários e ações integradas, além de exposições no Espaço Sesc, outro futuro parceiro da Secult, bem como a concretização do Salão Sergipano de Artes Visuais.

Diante de todas as propostas apresentadas, a direção do Sebrae sugeriu que a Secult elaborasse um macro projeto, contendo todas as iniciativas discutidas para, posteriormente, ser exibida à direção nacional da instituição, o que garantirá ainda mais investimentos para a área cultural em Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.