Secult divulga Festival de Teatro em cortejo no Centro de Aracaju
Amantes do teatro e muitos espectadores acompanharam de perto o Cortejo Teatral que convidou toda a população para o I Festival Sergipano de Teatro, iniciado nesta terça-feira, 15 de março. O Cortejo, que partiu da Praça General Valadão rumo à Praça Fausto Cardoso, cativou o público por onde passava, encantando adultos e crianças que passeavam pelo calçadão da João Pessoa.
Entre os grupos presentes estavam a Cia de Teatro Caixa Cênica, coordenadora do cortejo, a Stultífera Navis, o Grupo Espoleta e Kaza da Imaginação, todas de Aracaju. Representantes do interior também se fizeram presentes, como o grupo Pernas de Pau, de Santo Amaro das Brotas; Raízes Nordestinas, de Poço Redondo; Grupo Oiteiros, de Gararu; a Cia. Reflexos da Alma, de Estância; a Cia. Ponto de Teatro, de Maruim; o grupo Crítica Teatral, da Barra dos Coqueiros, entre outros artistas e representantes das artes cênicas do Estado.
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o cortejo vem a abrilhantar ainda mais a programação do Festival, e é uma forma de divulgar e convidar a população a prestigiar as atrações que estarão espalhadas pela cidade nestes 14 dias de evento. “O Cortejo mostrou a população, na prática, o que eles verão nos espetáculos que estarão acontecendo por toda a cidade durante estas duas semanas de Festival. É uma alegria levar arte e cultura para nossa população. Sem dúvida o I Festival de Teatro Sergipano ficará na nossa memória como um evento inovador e grandioso”, destacou a secretária.
A trupe encarregada por comandar a diversão no centro da cidade foi a Caixa Cênica, que está a 10 anos no cenário teatral de Sergipe, e tem em seu currículo, grandes espetáculos como ‘Palavras Mágicas’ e o ‘Projeto cenas de bolso: duas histórias de amor’, montagem atual do grupo.
De acordo com a atriz Diane Veloso, que faz parte da companhia Caixa Cênica, participar do I Festival de Teatro é uma grande honra para o grupo, uma vez que Sergipe vive um momento único na valorização da sua cultura.
“Estamos com muita expectativa para o festival, para que o público vá aos teatros e praças valorizar o teatro que é feito em Sergipe. Esperamos com este evento, criar um público mais fiel, que sempre compareça as apresentações. Além disso, o mais importante é que este seja um evento que tenha continuidade, independente da posição política que se encontrar o estado, afinal, os artistas e o público só em a ganhar”, completou Diane.
Surpresa do público
O público que passava pelo Calçadão estava encantado com o tudo o que via. Grandes pernas de pau, encenações, e muita música popular convidavam o público a prestigiar a festa do teatro sergipano. O aposentado José Augusto, por exemplo, afirmou que em seus 78 anos de vida, nunca viu uma cena tão bonita pelas ruas aracajuanas. “Nasci em Itabaiana, mas desde muito novo vim para Aracaju, e esta é a primeira vez que vejo grupos de teatro fazendo esta festa tão bonita. Estão todos de parabéns pela realização de um evento como este, e com certeza estarei prestigiando os espetáculos sergipanos”, disse.
Já a professora Ednéia Lia, que estava com seus filhos passeando pelo centro, não conseguia conter a alegria e euforia das crianças ao ver os atores caracterizados. “Sempre incentivo meus filhos a verem teatro e com certeza estarei levando-os para os espetáculos do Festival. Valorizar a nossa cultura é sempre muito importante”, notou a professora.
O aposentado Luiz Aquinho, por sua vez, conversava tranqüilo com seus amigos nas proximidades da Praça Fausto Cardoso e se surpreendeu com o que viu. O aposentado que ainda não conhecia detalhes do evento, ficou muito satisfeito com o cortejo e a forma como o Festival foi apresentado a população. “Esta é uma iniciativa primorosa, principalmente por ser um evento gratuito onde toda a população tem acesso”, ressaltou.
Para ver a programação completa do Festival de Teatro Sergipano, clique aqui. Para mais informações sobre o evento, acesse o perfil @TeatroSE no twitter.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secult divulga Festival de Teatro em cortejo no Centro de Aracaju – Fotos: Fabiana Costa/Secult