Secult discute projeto de acessibilidade para o Gonzagão
O Complexo Cultural Gonzagão passará por uma ampla reforma estrutural para melhor receber o público e os eventos culturais do Estado. Dentro do projeto de reestruturação do espaço, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) teve o cuidado especial de atender as normas de acessibilidade para contemplar o público portador de necessidade especial.
Na manhã desta terça-feira, dia 5, representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) estiveram no Gonzagão a convite da Secult para analisar o projeto de acessibilidade do espaço. Também estiveram presentes os arquitetos do Núcleo de Obras e Patrimônio (NOP) da secretaria.
“A abertura do diálogo é sempre muito importante. O Gonzagão é um espaço muito antigo e que deixa muito a desejar em termos de acessibilidade. Nosso papel enquanto Conselho é orientar para que, com a reforma, o espaço possa se tornar mais acessível para todos”, destacou a presidente do Conselho, Goretti Medeiros.
Segundo a arquiteta Juliana Mendonça, do NOP/Secult, o Conselho foi convidado a dar uma consultoria ao projeto de acessibilidade do Gonzagão que poderá sofrer algumas alterações a partir das observações feitas nesta primeira visita. “Nós elaboramos o projeto de acordo com as normas, mas caso o Conselho tenha alguma sugestão nós iremos alterá-lo para melhor atender os portadores de necessidades especiais”, explicou Juliana.
Sobre a reforma
Essa será a primeira reforma pela qual passará o Complexo Cultural Gonzagão, que foi inaugurado em 1990. O projeto de reforma do Gonzagão engloba a recuperação da Casa de Forró, do Espaço Cultural Gonzaguinha, dos quiosques e da bilheteria.
Além disso, serão feitas melhorias nas instalações elétricas e hidro-sanitárias, na cobertura do espaço e na pavimentação, dentre outras intervenções estruturais. A reforma do Complexo Cultural Gonzagão será realizada com recursos oriundos do Ministério da Cultura (MinC).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secult discute projeto de acessibilidade para o Gonzagão – Espaço cultural passará por ampla reforma (Fotos: Ascom/Secult)