Secult dialoga com agentes culturais do Alto Sertão
Uma verdadeira celebração da cultura sergipana no sertão do estado. Foi assim o Encontro de Artistas do Alto Sertão, realizado na manhã dessa sexta-feira, 18, no povoado Lagoa Redonda, em Porto da Folha. Dezenas de agentes culturais da região compareceram ao evento, organizado por movimentos sociais com apoio do deputado estadual João Daniel. As ações de fomento à diversidade cultural sertaneja marcaram o debate.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) também marcou presença no Encontro, através da titular da pasta, Eloísa Galdino. A gestora levou a palavra do governador Marcelo Déda aos participantes do evento, esclarecendo que a partir dessa gestão, cultura deixou de ser um elemento meramente simbólico para tornar-se ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano em Sergipe.
Durante o evento, foi apresentada uma série de ações da Secult que estão impulsionando o desenvolvimento cultural do Alto Sertão e o que está planejado para ocorrer nos próximos anos. Vários artistas e militantes da área tiveram a oportunidade de questionar a gestora sobre temas diversos relacionados à cultura, como preservação do patrimônio histórico, circulação da arte sertaneja e elaboração de projetos culturais, por exemplo.
Na avaliação da secretária Eloísa Galdino, o encontro com os agentes culturais do Alto Sertão foi extremamente proveitoso. “É muito bom poder dialogar com quem produz cultura no interior do estado e estabelecer uma troca de informações: a gente traz informação de como eles podem potencializar ainda mais as atividades que desenvolvem, e nós, da Secult, percebemos pontos que precisamos avançar em nosso trabalho a partir desse contato mais próximo com a cultura do Sertão de Sergipe”, disse.
Fato histórico
Para o vice-prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, o evento pode ser considerado histórico, já que essa foi a primeira vez que um secretário de Estado da Cultura foi até o Alto Sertão discutir as ações da pasta com os artistas e produtores culturais da região. “Nunca antes na história dessa região pudemos presenciar um debate cultural com esse”, completou o vice-prefeito.
O deputado estadual João Daniel, que participou da organização do evento, classificou o encontro como excelente. “O governador Marcelo Déda vem melhorando a vida do povo dessa região com a interiorização de políticas públicas em todas as áreas, e com a Cultura não é diferente. Por isso convidamos a secretária Eloísa Galdino para conversar com os agentes culturais do Sertão sobre as ações da Secult e o resultado foi muito bom”, avaliou o parlamentar.
A atriz Jaqueline Araújo, do grupo cultural Raízes Nordestinas, desenvolve em algumas áreas rurais do município de Poço Redondo atividades que promovem a inclusão social através da arte. Para ela, o debate foi válido e merece outras edições, para que cada vez mais os artistas e militantes da área da cultura no Alto Sertão estejam em sintonia com a política cultural do Estado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secult dialoga com agentes culturais do Alto Sertão – Fotos: Ascom/Secult