Secretários municipais prestigiam lançamento do Curta-SE 6
O Curta-SE conta com o apoio e patrocínio da Prefeitura de Aracaju desde a sua primeira edição e é responsável pelo estímulo à produção audiovisual sergipana e pelo destaque nacional que o estado vem alcançando nas discussões da área em todo o Brasil. Este ano, serão exibidos 52 curtas-metragens nas mostras competitivas e seis longas-metragens brasileiros: cinco em Aracaju e um em São Cristóvão.
Os longas-metragens confirmados são: “A Máquina”, de João Falcão; “Soy Cuba: o Mamute Siberiano”, do diretor Vicente Ferraz; “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes; “Cidade Baixa”, de Sérgio Machado; e “Crime Delicado”, de Beto Brant. Além disso, o festival vai oferecer mais de R$ 20 mil em premiações e uma programação de eventos que inclui até o cantor Paulinho Moska.
Para Karlene Sampaio, o festival é uma iniciativa singular. “Ações como esta diferenciam não só uma cidade, mas uma região, um estado e até mesmo um país. O Curta-SE consegue agregar valores de produção e difusão do que nós temos de melhor e a energia despendida agora trará muitos frutos especialmente para as novas gerações. Certamente esta edição será brilhante”, comenta.
Quatro categorias competitivas (16mm, 35 mm, Vídeo e Vídeo Sergipana) fazem parte do evento, que pela primeira vez vai proporcionar aos curtas sergipanos que concorram entre si. As inscrições deste ano superaram em 50% a marca do ano passado e chegaram ao recorde de 326 trabalhos. Portugal e Sergipe também se destacaram com o aumento do número de participantes nesta edição.
O secretário municipal de Comunicação, Carlos Cauê, destacou a parceria Prefeitura de Aracaju e a Casa Curta-SE, um dos membros do conselho gestor do projeto municipal aprovado pela Rede Olhar Brasil, que será lançada nacionalmente na capital sergipana na tarde de hoje, dia 12, pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, e pelo secretário do Audiovisual do Ministério, Orlando Senna. “O projeto de Aracaju serviu como referência para que o ministério nos escolhesse para lançar uma semente tão importante que se planta nesse país. E o momento vem a calhar com o lançamento do Curta-SE, que eu desejo repita o sucesso das edições passadas”, frisou.
Parceiros do festival
O Curta-SE é projeto convidado da Petrobras, através do Programa Petrobras Cultural, e não passa mais pela seleção anual a que são submetidos os projetos patrocinados pela empresa. “Isso é fruto do crescimento ë significado que o festival tem alcançado”, opinou o gerente de Comunicação e Marketing da Petrobras, Luiz Roberto.
Assim como o Governo Federal através do MinC, o Banco do Nordeste (BNB) é patrocinador do Curta-SE e este ano vai premiar o melhor curta-metragem em 35mm com R$ 10 mil. Para a coordenadora territorial do Banco do Nordeste, Fátima Costa, o apoio tem uma razão fundamental. “A cultura é um direito fundamental básico para o pleno exercício da cidadania”, destacou.
Para ver a programação completa do Curta-SE 6 e saber mais sobre o evento, acesse www.casacurtase.org.br.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Secretários municipais prestigiam lançamento do CurtaSE 6 – Fotos: Márcio Garcez