Secretários municipais discutem adesão ao Sistema Nacional de Cultura
Secretários e dirigentes municipais de cultura se reuniram na manhã desta terça-feira, dia 17, para discutir os rumos do recém-criado Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura de Sergipe e a adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura. Essa foi a primeira reunião do Fórum, criado em janeiro durante o Encontro Cultural de Laranjeiras. Além dos secretários e dirigentes, marcaram presença ao encontro o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Marcelo Rangel, e a representante do Ministério da Cultura, Vânia Brayner.
Para o presidente interino do Fórum e secretário de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, esse foi um momento muito importante para integração dos secretários e dirigentes. “Além disso, aproveitamos a presença do Minc e da Secult para falar da importância da adesão ao Sistema Nacional de Cultura”, destacou.
Na opinião do secretário adjunto, Marcelo Rangel, é preciso envolver todos os gestores para que o Fórum se fortaleça e comece a dar resultados positivos, como a conscientização dos gestores em relação ao Sistema Nacional de Cultura.
Segundo a representante do Ministério da Cultura e consultora da Unesco, Vânia Brayner, o seu papel tem sido exatamente o de despertar a consciência sobre a importância dos municípios aderirem ao Sistema. “A cultura sempre foi vista pelos governantes como um simples adereço, mas agora esse conceito está mudando. O Sistema Nacional de Cultura vem para institucionalizar a idéia de que a cultura é um direito do cidadão”, destacou.
Além disso, ela a enfatizou que a sociedade tem um papel participativo nesse processo e os Estados e municípios serão os agentes condutores na conscientização da sociedade. Vânia destacou ainda a importância do Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura de Sergipe enquanto instrumento muito importante nesse processo de consolidação do Sistema.
A relação com os municípios e o trabalho de conscientização em relação ao Sistema Nacional de Cultura tem sido, segundo o secretário adjunto, Marcelo Rangel, uma preocupação constante da Secult. “O trabalho da Secult tem sido o de levar a discussão para diferentes espaços para que as pessoas participem e comecem a encarar o mundo através de novas possibilidades”, ressaltou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]