[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã dessa quarta-feira, 17, o Governo do Estado voltou a discutir sobre elaboração de plano de carreira. Dessa vez, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) recebeu o Sindicato dos Trabalhadores da Área de Saúde (Sintasa) para dar continuidade ao processo de negociação com a categoria, que conta com cerca de 8 mil servidores, juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com a Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC). 

Durante a reunião, o secretário do Planejamento, Jeferson Passos apontou que, apesar de ainda não estar em condições favoráveis de receita, o objetivo do Governo é iniciar uma mesa de negociação. “É um momento necessário de diálogo e de discussão para que a gente possa avançar enquanto aguardamos o clareamento da situação fiscal do Estado. Como é de conhecimento da categoria, estamos no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que nos impede de conceder o plano no momento”, ressaltou.

Jeferson Passos, esclareceu ainda que o Governo do Estado está aguardando o encerramento do primeiro quadrimestre do ano, que vai de janeiro a abril. “Durante o mês de maio, devemos ter a divulgação por parte da Secretaria de Estado da Fazenda de como se comportou o cumprimento do limite. Sendo assim, no decorrer do próximo mês, poderemos nos sentar novamente com o Sintasa para voltar a discutir o plano de carreira, sinalizando o que podemos propor de fato”, destacou o secretário. 

Perspectivas 

Na análise da secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, a reunião de hoje foi diferenciada da que ocorreu ontem com os médicos porque tratou de assuntos de uma categoria mais abrangente. “São anseios e problemáticas diferenciadas a serem discutidas nas mesas de negociação, mas que possuem pontos comuns, como a elaboração do plano de cargos, carreiras e vencimentos.

Sendo assim, o governo está sentando com cada representação da saúde para ouvi-las e, a seguir, trazer propostas”, ponderou. 
Durante a reunião, o subsecretário de Estado da Articulação Política e Relações Institucionais, João Francisco dos Santos, esclareceu sobre a atual situação fiscal do Estado e deixou claro que, independente disso, o Governo está em busca de soluções para os servidores. “Com a definição em maio do comportamento das receitas do Estado no primeiro quadrimestre, poderemos trazer mais definições para a negociação. Ainda assim, esse primeiro contanto serviu para mostrarmos o comprometimento do governo em fazer o plano de carreira avançar”, explicou o subsecretário. 

Por sua vez, o presidente do Sintasa, José Augusto Couto, classificou a reunião como positiva. “O nosso objetivo era ter uma primeira conversa com Jeferson Passos à frente da Seplag, em conjunto com a secretária da Saúde, Joélia Silva Santos, para trabalharmos em conjunto no pleito do sindicato. Essa é uma discussão que vem há algum tempo e esbarrou no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Vamos aguardar essa quinzena para obter uma nova reunião”, ressaltou José Augusto Couto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.