Secretários do Meio Ambiente de SE e BA falam sobre sustentabilidade
Os secretários de Estado do Meio Ambiente de Sergipe e da Bahia, Genival Nunes e Eugênio Spenger, respectivamente, debateram na tarde desta terça-feira, 12, no município de Paripiranga (BA), sobre Sustentabilidade. O convite aos gestores ambientais foi feito pela Faculdade Ages, durante a realização do VII Fórum Regional, que teve como tema “Sustentabilidade: um desafio de todos”.
O evento realizado no município de Paripiranga, distante 109,3 Km de Aracaju, contou ainda com as presenças de palestrantes renomados, como os escritores Leonardo Boff e Augusto Cury, e do empreendedor premiado pela Endeavor da Revista Você S/A., Thai Quang Nghia, Em seu momento de palestra, a qual ocorreu com a participação de cerca de 1.500 pessoas – entre esses, professores da rede pública municipal, vereadores, alunos e professores da faculdade, empresas e da comunidade local – o secretário Genival Nunes falou sobre o Desenvolvimento Sustentável com ênfase em Sustentabilidade.
A prática do seu discurso foi exemplificada por meio da exibição de um vídeo-documentário. Nas cenas, a deficiência do manejo de um determinado empreendimento, compreendido como de funcionamento irregular e sem nenhuma característica funcional que indique o exercício da pratica de sustentabilidade. O vídeo mostra o cumprimento da mesma atividade sendo exercida com fortes indicadores de sustentabilidade, sem grandes impactos e degradação ao Meio Ambiente.
“Quando quaisquer atividade é exercida numa nova formatação de desenvolvimento, o da Sustentabilidade, o modelo adequado promove a uma melhor relação sociedade-natureza. Essa interface garante uma melhor qualidade de vida para a população e a sustentabilidade do planeta”, frisou. Também em seu momento de palestra, o secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eugenio Spenger, disse que a busca pela Sustentabilidade deve ser pensada mundialmente e exercida localmente.
“A proposta é pensarmos globalmente, com ações locais. O desenvolvimento de política indutora para o desenvolvimento sustentável partilha por vários caminhos e um deles é do da inclusão social”, apontou Eugênio. “Por o homem está inserido no meio ambiente, onde todos buscam a melhor qualidade de vida e, conseqüentemente, se utilizam do maior uso de bens econômicos e ambientais, o desafio está em promover a uma gestão estruturada na sustentabilidade”, observou.
Segundo o proprietário e diretor geral da Faculdade Ages, José Wilson dos Santos, os secretários estiveram contribuindo com os debates sobre sustentabilidade por suas posturas e competências. “Eles têm anos de gestão na área ambiental e são gestores públicos com currículos que potencializam o debate, a qual tem foco na educação, diversidade humana, mudanças climáticas e fatos históricos das crises econômicas vividas no século XX e na atualidade”, explicou José Wilson . Segundo ele, 50% dos alunos da faculdade são estudantes do Estado de Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretários do Meio Ambiente de SE e BA falam sobre sustentabilidade – Fotos: Ascom/Semarh