[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Secretários municipais de Educação começaram a discutir com o Governo do Estado e com outros segmentos da sociedade os desafios e as perspectivas da educação básica em Sergipe. O debate ocorreu durante o IV Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais da Educação de Sergipe, que começou na manhã desta quarta-feira, 28. O evento foi aberto pelo secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, que representou o governador Marcelo Déda. Os debates acontecem até esta quinta-feira, 29, no auditório da Galeria Farol Center, na Farolândia.

Na solenidade de abertura, José Fernandes de Lima disse que o momento é de reflexão sobre o papel da educação. Ele afirmou que a intenção do Governo do Estado é promover a melhoria da qualidade do ensino público. O transporte escolar no interior do Estado também foi abordado pelo secretário de Educação. Ele comunicou aos participantes do fórum que apresentou a situação ao governador Marcelo Déda e que existe a possibilidade de firmar convênios com as prefeituras. O objetivo é encontrar uma solução definitiva para o transporte escolar. 

O secretário disse ainda que a parceria do Estado com os municípios deve ser fortalecida. “A Secretaria de Educação está convencida que o regime de colaboração, estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases, precisa ser respeitado e ampliado. Vamos trabalhar juntos para fortalecer as ações”, afirmou professor Lima.

Política educacional

No primeiro dia de discussão do fórum, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe (Undime), a palestrante foi a secretária de Educação de Recife (PE) e membro da Undime Nacional, Maria Luiza Matias Alissio. Na quinta-feira, os participantes vão abordar o ensino fundamental com a representante do Ministério da Educação, Sandra Pargel.

Para o presidente da Undime e secretário de Educação de Laranjeiras, José Franco Filho, o IV Fórum Estadual vai possibilitar traçar um perfil da política educacional para Sergipe, discutir as diretrizes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e o ensino fundamental para nove anos. 

“A presença e o aceno do secretário de Educação José Fernandes Lima para este novo panorama reflete o compromisso do Governo do Estado com uma educação de qualidade, construída com a participação de todos”, disse o presidente.

Dentre os participantes do IV Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais da Educação de Sergipe estavam o secretário de Estado de Articulação com os Municípios, Bosco Costa, e a secretária de Educação de Aracaju, Tereza Cristina Cerqueira da Graça. Também participaram representantes do Sebrae, do Tribunal de Contas e do Conselho Estadual de Educação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.