Secretários de todo o país debatem melhorias para a educação
O Estado de Sergipe é sede da II Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED). O evento, que reúne secretários dos 26 estados e do Distrito Federal, teve início na manhã desta quinta-feira, 5, no Del Mar Hotel, e prossegue até o fim da tarde desta sexta-feira, 6. Neste período, os educadores vão discutir temas e definir idéias para garantir uma escola e um ensino de qualidade aos brasileiros de todo o território nacional.
Aberta pelo vice-governador Belivaldo Chagas, que representou o governador Marcelo Déda, e pelo secretário de Estado da Educação de Sergipe, professor José Fernandes de Lima, a solenidade contou com as presenças de representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, de instituições, políticos, além dos gestores. Também estavam presentes o secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim, representando o ministro Fernando Hadad, o 1º vice-presidente do CONSED e secretário de Estado da Educação da Bahia, Adeum Sauer, a vice-presidente da Undime/SE, Tereza Cristina Cerqueira, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto, a primeira dama do Estado de Sergipe, Eliane Aquino, e o deputado federal Iran Barbosa, representante da Comissão de Educação da Câmara Federal.
O vice-governador Belivaldo Chagas falou da satisfação de ver Sergipe sendo sede de um evento desse porte. "Reunir pessoas para discutir temas voltados à educação mostra os avanços que estamos tendo e que esperamos ser refletidos em nossas escolas para os nossos alunos", destacou.
O professor José Fernandes de Lima revelou o desejo de todos em contribuir com a melhoria do setor educacional em seus estados e, consequentemente, no país. "Estamos passando por um momento interessante que tem a ver com a passagem da luta pela ampliação da educação, à busca pelo ensino de qualidade", lembrou o secretário de Educação de Sergipe, ao comentar que toda a discussão deve acompanhar a evolução, de forma a ofertar aos jovens e às crianças um sentimento de confiança e auto-estima.
"Essas reuniões nos dão a oportunidade de promover debates, relatar experiências bem sucedidas ou ultrapassadas e apresentar caminhos que possam fortalecer a educação básica", ressaltou José Fernandes.
O representante do MEC reforçou a idéia do secretário de Sergipe. Para José Henrique Paim, o momento reflete a preocupação dos governos com toda a rede estadual. "Estamos chegando ao ponto onde há confluência por parte de todos e isso começa a fazer diferença", disse Paim. Para o secretário Executivo do MEC, um exemplo dessa conclusão é a adesão de 5.500 municípios dos 26 estados ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Colaboração
O 1º vice-presidente do CONSED, Adeum Sauer, destacou a reforma tributária e a extinção do salário educação como os mais preocupantes. Sauer reforçou a importância do regime de colaboração que permite comumente a discussão dos problemas e das soluções.
O secretário baiano disse que os temas da reunião devem ser amplamente discutido pelos gestores, contando com a visão dos especialistas dos órgãos e instituições presentes ao evento. Adeum Sauer também falou sobre o trabalho desenvolvido pelo CONSED na busca da concretização das ações pertinentes à educação.
A vice-presidente da UNDIME de Sergipe e secretária de Educação do município de Aracaju, Tereza Cristrina da Graça, reforçou a iniciativa da articulação para fortalecer a educação. Ela aproveitou a ocasião para convidar o CONSED a se unir a UNDIME na luta pela educação de boa qualidade.
Programação
A programação da manhã da II Reunião Ordinária do CONSED abrangeu ainda temas como: Financiamento da Educação Básica, Reforma Tributária: Mobilização em defesa da educação, Investimento Social privado para a educação Pública, Descentralização de recursos nos estados: merenda, gestão e transporte escolar.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretários de todo o país debatem melhorias para a educação – Foto: Juarez Silveira/SEED