Secretário visita escolas da rede estadual no interior
O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, visitou na tarde de quarta-feira, 5, uma série de escolas da rede estadual localizadas nos municípios de Nossa Senhora das Dores, Cumbe, Graccho Cardoso, Siriri e Divina Pastora. Acompanhado de assessores, o secretário foi verificar de perto a situação de cada unidade de ensino e conhecer as necessidades dos professores e alunos da região.
Para o secretário, as visitas são importantes porque dão a noção real do que está acontecendo dentro da escola. "Nessas visitas temos encontrado escolas em bom estado de conservação e outras em situações precárias. Temos conhecido professores abnegados e outros precisando resgatar a auto-estima", informou o professor Lima. Ele também visitou salas de aula e conversou com professores e alunos.
As escolas dessa região estão integradas à Diretoria Regional de Educação (DRE- 5). No total são 7 e possuem 5.342 alunos distribuídos entre os ensino Fundamental, Médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O secretário verificou a situação de algumas escolas, como o Colégio Estadual Manoel Alcino do Nascimento, em Gracco Cardoso, que teve sua construção paralisada há oito anos.
O professor Lima informou que vai solicitar ao setor de Engenharia da Secretaria de Estado da Educação (SEED) um levantamento minucioso da situação. "Temos que providenciar a conclusão da obra do Manoel Alcino ou adequar a Escola Maria Horácia às necessidades dos 566 alunos egressos da escola cuja construção está paralisada", explicou.
Com as coordenadoras da Merenda Escolar ele alertou sobre a importância de aplicar corretamente os procedimentos utilizados durante recebimento, armazenamento e preparação dos produtos. Além de conhecer a situação de cada localidade, a equipe da SEED também ouviu solicitações, como pedidos para construção e ampliação de quadra de esportes, liberação de mais equipamentos para a cozinha, ampliação dos espaços onde estão sendo implantados os laboratórios de informática.
Laboratórios
A SEED está adaptando espaços para implantação dos laboratórios e programas de informática nas escolas dos governos Federal e do Estado. Algumas, já estruturadas, estão sendo visitadas pela equipe de técnicos da Coordenadoria de Informática (CODIN). Eles estão instalando os computadores recém adquiridos e ligando-os à internet.
No Colégio Estadual Cel. José Joaquim Barbosa, em Siriri, alunos e professores vão poder dispor de 20 computadores, sendo que oito já estão instalados. Eles foram viabilizados pelo Projeto Alvorada e pelo Proinfo. No espaço, a SEED deverá construir uma bancada para ofertar melhor conforto aos estudantes. O laboratório do Colégio Estadual General Calazans, em Nossa Senhora das Dores, vai receber 10 computadores.
"Os computadores de nossas escolas têm que estar ligados à internet para disponibilizar aos nossos alunos meios de conhecimento e de incentivo à prática da pesquisa", disse o secretário. Ele afirmou que de nada adianta um laboratório com computadores que funcionam apenas como máquinas de datilografia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretário visita escolas da rede estadual no interior – Foto: Juarez Silveira/Educação