[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Desertificação e atendendo ao convite da deputada estadual Ana Lucia, durante a manhã desta quinta,16, o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa para  proferir uma palestra sobre o Programa de Ação Estadual de Combate À Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE/SE).

Durante sua apresentação, Genival Nunes destacou a importância de se executar uma política de gestão ambiental com a participação da sociedade, promovendo o desenvolvimento ecologicamente equilibrado de forma integrada, garantindo a proteção dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações.

Ele ainda frisou que o PAE-SE foi construído com ampla representação dos diversos segmentos da sociedade sergipana, especialmente a do território do Alto Sertão Sergipano, em que o documento representa a escuta da sociedade local e os atores envolvidos mediante as oficinas participativas, tendo a sintonia com a orientação do governo Federal e Estadual quanto a importância da gestão compartilhada.

“O PAE-SE apresenta estratégias de enfrentamento as condições adversas que desencadeiam os processos de desertificação no semi-árido, em razão da necessidade de se conservar a vida social, econômica, política e ambiental das presentes e futuras comunidades que convivem nessas áreas”, destacou Genival Nunes.

O secretario do Meio Ambiente mencionou que o programa, além de estabelecer diretrizes, identifica os fatores que contribuem para a degradação das terras na região semi-árida e ao mesmo tempo propõem medidas de mitigação dos efeitos da seca.

 Desertificação

Genival Nunes destacou que o processo de desertificação se caracteriza pela resultante interação dos fatores naturais e antrópico, produzindo uma redução da biodiversidade, tendo perdas de produtividade das terras agrícolas, a instabilidade econômica e política e que por vezes chega a ser considerada como contribuinte das mudanças climáticas do planeta. “A desertificação engloba a biogeografia local como um todo, ou seja, a degradação dos solos, dos recursos hídricos e da biodiversidade, resultantes de fatores climáticos. No Brasil, a grande maioria das terras susceptíveis à desertificação encontra-se nas regiões semi-áridas, Sub-úmidas secas do Nordeste”, destacou.

Ações do PAE-SE

O secretário destacou ainda sobre os objetivos, estratégias e ações mediante ao combate a desertificação, pontuando que seu primeiro foco tem por finalidade reduzir a pobreza e evitar o êxodo rural, tendo como estratégias um programa educativo de acordo com a realidade das áreas suscetíveis de  desertificação garantindo o acesso à terra.

“Em sua segunda ação o programa visa garantir a segurança alimentar e nutricional, assegurando uma produção sustentável e adequada para as famílias das ASDs, priorizando um sistema produtivo adequado à realidade do semi-árido”, revelou.

Priorizou que o PAE/SE irá garantir a segurança hídrica entendida como acesso a água potável, universalizando o saneamento básico e fomentando a irrigação sustentável, garantindo e assegurando a qualidade dos recursos hídricos.

No final de sua apresentação o secretario agradeceu a presença do Grupo Estadual de Combate à Desertificação (GPCD), composto pela Semarh; Seplag; Seed; Sedetec; Seides; Adema; Seagri; Ibama; Incra; Dnocs; Embrapa; UFS; Banese; BNB; Representantes da sociedade Civil e dos Municípios das ASDs.

Contribuição

Após a exposição do secretário deputados o parabenizaram pelo PAE/SE. O deputado Arnaldo Bispo foi o primeiro a se posicionar, o parabenizando e destacando a importância do programa.

A deputada Suzana Azevedo ficou maravilhada pela explanação. Destacou a sua abnegação e entusiasmo com o meio ambiente. Sugeriu que a palestra fosse compactada e divulgada para a população através da TV Alese como uma forma da população se inteirar com o tema. O deputado Paulinho da Varzinha chegou a lembrar que Genival foi seu professor de biologia e o parabenizou pelo PAE/SE.

Na oportunidade a deputada Ana Lucia saudou o secretário mediante aos trabalhos realizados pela Semarh, destacando sua felicidade em torno do tema. “Verdadeiramente hoje tivemos uma excelente aula e espero que o PAE/SE seja colocado como um programa educativo de acordo com a realidade apresentada”, disse.

Finalizado o evento, Genival Nunes agradeceu aos comentários elogiosos e entregou aos deputados uma cópia do Atlas Digital, que oferece cerca de 12 mil dados sobre recursos hídricos, geologia, hidrologia e a infro-estrutura da malha viária de Sergipe.

Presentes

Estiveram presentes na palestra, servidores da Semarh, Banese, Crea, Pronese, Deso, Fetase, Seagre, Sasac, Sedurb, o superintendente do Ibama em Sergipe, Manoel Rezende,o gerente de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, João Eudes Lauriano, o agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Heberto Pereira e o prefeito de Poço Verde, Tonho de Dorinha.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.