Secretário se despede do OP e fala sobre o processo de consolidação da participação popular em Aracaju
Para que a sociedade participasse de forma mais intensa nesses avanços, exigindo e trocando idéias com o poder público, a Secretaria Extraordinária de Participação Popular (Sepp) passou em fevereiro de 2003 por uma transformação significativa. Com o secretário Anderson Farias coordenando os trabalhos, a Sepp passou por um processo de reestruturação. Ela foi toda informatizada e foram oferecidos cursos de capacitação aos servidores. A deficiência na comunicação também foi trabalhada, fazendo com que OP, delegados e lideranças comunitárias, todos os envolvidos no programa, se interassem mais pelo processo de participação ativa.
Viabilizando o princípio de ampliação da democracia comunitária, houve um aumento das Plenárias de Bairros, que passaram de 15 para 30, dinamizando e informatizando-as. Aliado a essas plenárias, a realização do Congresso da Cidade como princípio da democracia municipal foi, segundo Anderson Farias, o grande marco que o OP implementou junto com a Secretaria de Planejamento (Seplan). “O congresso da cidade foi o maior diagnóstico da história de Aracaju feito até hoje. Nele foi realizado um planejamento de 10 anos, a médio e longo prazo, e o mais importante, feito a partir do povo”, comenta Anderson, que deixou o cargo ontem, 23, para concorrer em outubro à Prefeitura de Umbaúba, cidade localizada na região Sul de Sergipe.
O retorno dos movimentos sociais foi outro fator importante para o avanço do Orçamento Participativo em Aracaju. A aproximação das entidades básicas e representativas e o intercâmbio com outras organizações em outros Estados para troca de experiências, como a participação de representantes da Prefeitura de Aracaju no Encontro Nacional do OP do Maranhão, tiveram grande importância para os aracajuanos, trabalhando a auto-estima do povo. “Essas ações são de suma importância, pois elas valorizam o cidadão que ajuda a construir uma cidade para todos”, afirma Anderson Farias, que pretende levar o modelo da atual administração de Aracaju para Umbaúba, caso consiga êxito na eleição.
Outras ações
Segundo Anderson Farias, a ampliação do índice de participação popular em mais de 50% e do índice de obras realizadas ou em execução para mais de 70%, é resultado dos avanços da atual administração com a ajuda do povo e o empenho do prefeito Marcelo Déda. “A explicação que hoje é dada a população quando não conseguimos executar determinada obra, seja por dificuldades técnicas ou financeiras, é bem aceita, pois mostramos a verdadeira situação dos fatos. É isso que faz o avanço do OP, essa atenção que eles recebem”, afirma o ex-secretário.
A realização de parcerias com instituições federais, estaduais, municipais, com o Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal e a comunicação com o Ministério das Cidades em Brasília também auxilia a liberação de recursos para a ampliação e execução dos projetos, que visa beneficiar os aracajuanos.
“Hoje o OP está consolidado. Criamos a cara de Aracaju, uma cidade para todos”, comenta Anderson Farias, satisfeito com o bom trabalho desempenhado juntamente com sua equipe técnica e do apoio recebido pelas lideranças comunitárias.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Secretário se despede do OP e fala sobre o processo de consolidação da participação popular em Aracaju – Anderson Farias. Foto: Márcio Garcez