[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 19, com gestores das 30 unidades de ensino que compõem as Diretorias Regionais de Educação DRE 7 e DRE 9, no Alto Sertão sergipano. Esse encontro faz parte de uma série de reuniões com diretores de escolas que o secretário vem promovendo desde o início do mês. A meta é conversar com todos os diretores das 378 escolas da rede pública estadual.

O secretário debateu com os diretores sobre diversos assuntos importantes, como alimentação do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), carga horária ociosa, segurança nas escolas, transporte escolar, entre outros. Primeiramente ele enfatizou a importância de atualizar o SIGA, para que se tenham todas as informações necessárias sobre as escolas. “Ele não é apenas uma ferramenta para termos o número total de alunos. Precisamos ter um instrumento como o SIGA para sabermos onde há carga horária ociosa”, disse.

Belivaldo destacou que “essa reunião não é apenas para os diretores me ouvirem. É também para falarem, darem sugestões, reclamarem, conversarem de forma aberta. A gente troca ideias, e o nosso ideal é que essas reuniões sejam realizadas duas vezes por ano”, afirmou.

Sobre as obras das escolas, o secretário ressaltou que já foram entregues 82 unidades de ensino prontas e reformadas, nas quais foram aplicados recursos de R$ 90 milhões. Além disso, há 40 escolas com reforma em andamento, cerca de 30 em processo de licitação e 26 escolas em obras pela pequena monta.

Resgate cultural

A secretária adjunta da Educação, professora Hortência Araújo, conversou com os diretores sobre questões pedagógicas. Ela começou falando sobre a importância de divulgar e resgatar atividades culturais nas escolas. “A formação do aluno não se restringe apenas àquelas atividades regulares. A gente pode ampliar essa formação colocando atividades paralelas aos alunos, que complementam a formação deles. É preciso resgatar as visitas a museus sergipanos, por exemplo”, disse.

Hortência Araújo conversou também sobre o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica e sobre processo de lotação de professores. Ela também incentivou os diretores a serem mais abertos com a comunidade escolar para que façam uma melhor gestão. “Vocês precisam ser capazes de dialogar com a sua comunidade. Ser líder é conseguir fazer o diálogo com os professores, com os funcionários; tê-los como aliados. Temos que abrir essa conversa com todos eles”, afirmou.

Participação

Durante o encontro, os diretores participaram tirando suas dúvidas e buscando orientações. O diretor da DRE 7, Hélio Silva de Castro, mostrou-se bastante satisfeito com a reunião. “Foi bom para estreitar o relacionamento com os diretores. Essa atitude do secretário de se reunir com todos os gestores, para nós, é primordial porque vai agilizar a solução dos problemas das escolas”, disse.

Já a diretora Maria do Socorro Santana, do Colégio Estadual Justiniano de Melo e Silva, em Poço Redondo, disse que “é importante que esse encontro aconteça sempre, para que se saiba a situação de cada escola e resolva os nossos problemas”.

Na próxima terça-feira, 23, acontecerá a última reunião, desta vez com diretores das escolas da DRE 2, sediada em Lagarto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.