[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“O Governo do Estado está me dando a oportunidade de conhecer São Paulo, viajar de avião e participar das Paraolimpíadas Escolares. Estou muito feliz por tudo isso. Irei fazer de tudo para ganhar muitas medalhas e representar bem Sergipe”. A declaração do aluno José Carlos dos Santos, 15, demonstra o grau de satisfação e a responsabilidade da delegação sergipana que irá participar das Paraolimpíadas Escolares Brasileiros de 2011. O evento acontece entre os dias 27 e 31 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo.

No final da tarde da última quarta-feira, 24, os para-atletas de Sergipe foram recebidos pelo secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, que desejou sucesso e boa sorte a todos integrantes da delegação sergipana. Composta por 26 integrantes, sendo que 16 deles são para-atletas, a delegação embarca para a capital paulista nesta sexta-feira, 26, às 13h45, no aeroporto de Aracaju. O médico pediatra Byron Ramos fará parte da delegação sergipana.

“Não medimos esforços para que vocês pudessem participar deste evento esportivo. Vou ficar torcendo para que tragam bastante medalhas. Tenho certeza de que Sergipe será bem representado em São Paulo”, disse o secretário. Os para-atletas sergipanos vão participar nas modalidades atletismo adaptado e natação adaptada. O maior evento do gênero na América Latina vai reunir este ano 1.211 estudantes do Brasil, que disputarão medalhas nas modalidades tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, atletismo, futebol para cegos, futebol para paralisados cerebrais, judô, goalball, bocha, natação e tênis de mesa.

Reunião

Pouco antes do encontro com o secretário Belivaldo Chagas, aconteceu uma reunião com pais, técnicos da Seed e os atletas/alunos de Sergipe. A diretora do Departamento de Educação Física, Maria Auxiliadora Pires, que irá presidir a delegação sergipana, detalhou o roteiro da viagem e os cuidados que todos devem ter durante o evento. “São recomendações básicas, mas que serão importantes para o nosso sucesso durante as competições”, disse.

Dona Jael Oliveira de Assis estava prestando atenção nas palavras da diretora do DEF/Seed, e revelou que, além de ansiosa, estava orgulhosa com o filho Jonata Oliveira de Assis. “Sei que ele vai trazer medalhas, mas o importante é que o meu filho melhorou muito depois que começou a estudar no Colégio Estadual Francisco Portugal. Quero agradecer de coração o apoio e a dedicação de todos os professores e diretores daquele colégio”, disse dona Jael Assis.

Já o para-atleta Jonata Oliveira, não tirava o pensamento das Paraolimpíadas Escolares. “Estou sonhando com medalhas de ouro no meu pescoço”, disse sorridente. Nos Jogos da Primavera de 2011, Jonata conquistou seis medalhas. “Cada competição que participo, faço de tudo para ganhar medalhas”, revelou.

Campeão

Claudianca Santos da Conceição, 15, deficiente visual e aluna do Colégio Estadual Senador Leite Neto, vai participar do evento nas competições de atletismo. “Estou bastante preparada e espero ganhar o maior número possível de medalhas”, disse. Bastante comunicativa, ela não se cansava de falar com as colegas. “Estou muito feliz por ir participar deste evento em São Paulo”, disse a para-atleta.

Gilton Rodrigues Pereira, 19, é chamado pelos colegas como “campeão”. Experiente em competições do gênero, ele revelou ter na casa dele cerca de 30 medalhas. “Já estive em Brasília e São Paulo, e ganhei algumas medalhas de ouro e prata”, revelou.

Natália Leão, 16, aluna do Instituto Dom Fernando Gomes, vai tentar medalhas na natação. Ele também é experiente e já ganhou muitas medalhas participando de competições em São Paulo, Brasília e em Sergipe. “A cada evento a emoção é diferente. Espero trazer mais medalhas para o nosso estado”, disse a aluna/atleta.

Ítalo Almeida dos Santos, 16, também irá disputar medalhas nas competições de natação. Assim como a colega Natália, ele espera fazer bonito em São Paulo. “O nosso grupo é muito bom. Treinamos bastante e temos tudo para conseguir muitas medalhas”, ressaltou o aluno/atleta do Colégio Senador Leite Neto.

Competições

A delegação de Sergipe ficará hospedada no Novo Hotel Jaraguá, localizado no centro de São Paulo. O retorno da delegação está previsto para quarta-feira, 31, às 14h. Convidada pelo secretário Belivaldo Chagas, a deputada estadual Maria Mendonça, que no momento se encontrava na Seed, também participou do encontro com os para-atletas de Sergipe.

Todos os para-atletas possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, visual ou mental, com idade entre 12 a 19 anos matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial. A abertura das Paraolimpíadas Escolares Brasileiras de 2011 será nesta sexta-feira, às 18h, no Anhembi Parque, zona norte de São Paulo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.