Secretário recebe visita da nova diretoria do Hospital São José
Ampliar e fortalecer a rede hospitalar do Estado. Esse foi o rumo tomado na primeira reunião entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a nova diretoria do Hospital São José, entidade filantrópica de Aracaju, na tarde da última quinta-feira, 2, na sede da SES. Durante reunião os novos diretores falaram sobre a nova perspectiva de gestão e a necessidade da parceria da Instituição e as Secretarias de Estado e Municipal de Saúde de Aracaju.
De acordo com o novo diretor, Gil Mendonça Brasileiro, a parceria entre Instituição, SES e Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju ajudará a melhorar a estrutura física e os serviços prestados pelo Hospital São José. “Temos a proposta de recuperar um hospital que está em situação difícil e somente com ajuda desses gestores conseguiremos recuperar os setores de UTI e o psiquiátrico que hoje estão funcionando precariamente”, disse Brasileiro.
Já o secretário de Estado da Saúde analisa positivamente as propostas da nova diretoria e vislumbra um desenvolvimento da gestão e dos serviços da unidade. “A impressão que nós temos é que o hospital está desenvolvendo uma reavaliação de sua gestão caminhando no sentido de uma melhor profissionalização”, disse o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães.
Parceria
De acordo com o secretário, a partir de um entendimento entre a SES e Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, que já fazem uma gestão integrada do SUS, a unidade será integrada a rede de serviços hospitalares prestada no Estado. “A nossa relação com o Hospital São José é feita por meio do município de Aracaju, que é o gestor do SUS na capital. O trabalho integrado entre as duas Secretarias permitirá uma problematização da situação do hospital”, disse Antônio Carlos Guimarães.
Depois de problematizada as necessidades do hospital, é que será avaliado o papel dele dentro do sistema. “Depois de avaliada as nossas necessidades naquilo que eles podem nos atender, conseguiremos incrementar os serviços na unidade. O SUS é obrigação do Estado e o segmento filantrópico compõe uma rede de parceria privilegiada e prioritária para o sistema”, explicou o secretário.
Quanto aos serviços já desenvolvidos no Hospital São José, Antônio Carlos Guimarães, ressaltou a importância dos leitos psiquiátricos e a UTI. “Nós precisamos estreitar e melhorar o aproveitamento dos leitos psiquiátricos em hospital geral que é uma necessidade do SUS e há possibilidade melhoria do financiamento. Ainda podemos incrementar a UTI que funciona precariamente para que ela funcione de acordo com a preconização da legislação”, concluiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretário recebe visita da nova diretoria do Hospital São José – O secretário de Estado da Saúde