[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Oferecer orientação aos jovens que procuram uma oportunidade no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do projeto desenvolvido pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), no âmbito do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), que nesta quinta-feira, 17, entregou os primeiros certificados aos alunos formados nos cursos de informática e inglês do município de São Cristóvão, durante o “Seminário Jovens Empreendedores”. Desenvolvido em parceria com a Petrobras e a Prefeitura Municipal da localidade, com apoio do Governo do Estado, o projeto capacitou 61 jovens nessa primeira etapa, alunos de escolas estaduais, com idade entre 18 e 29 anos.

Como no caso da cadeirante Lucivânia dos Santos, 21, aluna do colégio Gaspar Lourenço, que por causa de sua condição física, encontrou no curso de informática realizado em sua cidade, a chance de se qualificar para o mercado profissional. “Há muito queria fazer um curso na área, mas como só tinha em Aracaju, ia adiando meu sonho. Agora terei mais chance de arranjar um emprego, já que a informática é muito exigida pelas empresas”, comemora Lucivânia ao receber seu certificado das mãos do prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha.

Também muito feliz, a estudante Naraiza Souza Santos, 20, agradeceu a oportunidade do curso gratuito. “Hoje tudo depende do conhecimento em informática e eu pretendia fazer um curso mais não tinha como pagar particular. Com esse treinamento me sinto mais preparada para enfrentar as chances de emprego que venham pela frente”, disse Naraiza, que é casada, tem uma filha de dois anos e também é aluna do colégio Gaspar Lourenço.

Para o diretor-presidente do SergipeTec, Marcos Wandir, a iniciativa representa um marco dentro das ações realizadas pela organização social que é responsável pela condução da política pública de implantação do parque tecnológico de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). “Nossa meta é encaminhar pelo menos 20% desses alunos para o mercado de trabalho local”, disse ao destacar o Pólo Tecnológico de São Cristóvão, anunciado durante a solenidade e que vai funcionar no entorno do SergipeTec, com um conjunto de incentivos fiscais para a atração de empresas na área da tecnologia.

De acordo com o coordenador do CVT do SergipeTec, Vitor Vaz, mais de mil alunos da rede pública estão inscritos no projeto que no momento também atende as cidades de Indiaroba e Umbaúba. “Entre os participantes temos quase 500 alunos somente de São Cristóvão e nossa meta é expandir o projeto para os municípios de Carmópolis e Cedro de São João”, ressaltou ao destacar que além dos cursos de informática e inglês o projeto vai realizar outros treinamentos na área de Tecnologia da Informação, Espanhol e Redes Sociais.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, fez questão de prestigiar o evento e destacou a responsabilidade dos órgãos competentes com a educação profissional dos jovens sergipanos. “Na Sedetec temos o desafio de fazer com que o processo de expansão das ações de Ciência e Tecnologia seja crescente, além de trabalharmos para atrair novos empreendimentos que gerem empregos e renda para o estado. Ao participarmos de ações como essa demonstramos o diferencial de nossos jovens, que cada vez mais, estão sendo capacitados para o mercado de trabalho e construindo o futuro de uma sociedade melhor”, enfatizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.