[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o mote “O ensino superior brasileiro: avaliação, supervisão e regulação”, teve início na noite desta quinta-feira, 22, o III Encontro Regional da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas (Abrafi). O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, participou da mesa de abertura representando o governador Marcelo Déda, e como presidente de honra da mesa fez a abertura dos trabalhos da noite.

O objetivo do encontro da Abrafi é fortalecer os vínculos das instituições particulares de ensino superior com o Ministério da Educação (MEC), trazendo soluções aos problemas enfrentados no dia a dia das instituições. O conselheiro vice-presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), Gilberto Gonçalves Garcia, destacou que esse é um evento ligado ao segmento da organização acadêmica “faculdade” de extrema importância, pois o Brasil possui, atualmente, cerca de 1900 instituições de ensino superior com o status de faculdade.

“O evento regionaliza a discussão no contexto da educação superior brasileira, pois reúne os associados no sentido de pleitear, reivindicar e interferir positivamente no processo de avaliação e regulação do ensino superior brasileiro sob a ótica das faculdades, visto que este é um segmento que representa aproximadamente 1/3 do ensino superior no que diz respeito à quantidade de alunos”, frisou o representante do CNE.

Para o secretário de Educação do município de Aracaju, Antônio Bittencourt, a realização do evento aqui em Sergipe demonstra dois aspectos interessantes: primeiro, que o estado destaca-se no cenário do ensino superior nacional de modo evidente, além de que dentro desse contexto específico de Sergipe, a  Universidade Tiradentes (Unit) tem papel expressivo entre outras instituições particulares; além disso, que o pano de fundo do evento é a qualidade do ensino superior. “Quando se pensa em  avaliação, supervisão e regulação, o pano de fundo que está inserido aí é a qualidade do ensino superior, e quando o foco é a qualidade todos ganham, inclusive nós gestores de educação pública”, avaliou Bittencourt.

O secretario Oliveira Júnior ficou muito satisfeito ao transmitir os votos de boas vindas aos participantes do evento em nome do governador Marcelo Déda. “A Unit é uma instituição emblemática pelo sucesso e pelo empreendedorismo. Tenho certeza que o professor Uchôa é um competente anfitrião que saberá valorizar o nome de Sergipe e consequentemente desta instituição, então para mim é uma honra trazer o apoio do governo a este evento”, falou o secretário.

O III Encontro da Abrafi segue até esta sexta-feira, 23, no auditório do bloco D do Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.