[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, ocupou hoje a tribuna da Câmara de Vereadores, em sessão especial, fazendo uma exposição detalhada de todas as atividades e modificações administrativas implementadas ao longo dos últimos três anos. A participação do secretário obedeceu a um requerimento de autoria do vereador Emanuel Nascimento, com o acordo de todos os demais vereadores.

Rogério Carvalho iniciou sua exposição fazendo uma retrospectiva de toda a situação encontrada ao assumir a secretaria, detalhando toda a infra-estrutura e serviços existentes até então. Ele relatou números significativos em relação ao avanço na prestação dos serviços de saúde como a redução de 30% na mortalidade infantil, o cadastramento de cerca de 95% da população aracajuana pelo cartão SUS e a recuperação prevista de 100% das unidades de saúde até o próximo mês de julho.

MODELO ASSISTENCIAL
De acordo com a exposição do secretário, um dos principais pilares da sua administração à frente da secretaria consistiu em promover gradativamente uma modificação do modelo assistencial implementado, otimizando os recursos disponíveis e investindo na ampliação e reforma de toda a estrutura física e logística.

“Buscamos realizar mudanças na concepção da prestação dos serviços de saúde a partir da implantação do projeto Saúde Todo Dia. A partir daí, inserimos a filosofia do Acolhimento na rede municipal com instalações mais confortáveis e a oferta de serviços mais adequada a cada caso”, disse o secretário.

Ele também relatou a criação dos centros de especialidades, redefinindo a funcionalidade de todos os equipamentos e estruturas disponíveis, a criação da rede de Saúde Mental, através dos CAP’S, e o conceito de hospital horizontal que envolve uma rede de estabelecimentos atuando de forma complementar.

“Hoje temos o hospital Santa Isabel como referência em atendimento materno-infantil; o Cirurgia atendendo em procedimentos de urgência e alta complexidade e o hospital São José atendendo em neurocirurgia e reabilitação. Até o mês de julho, estarão incorporados a este sistema o hospital São Domingos Sávio, a clínica Santa Helena e o Hospital Universitário”, explicou Rogério Carvalho.

INOVAÇÕES
Para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que já é tido como referência nacional, o secretário revelou a intenção de implementar iniciativas ainda mais inovadoras, integrando todo o sistema que identificará, de forma automatizada, a localização das chamadas e agregará o cadastro do cartão SUS, com o histórico dos pacientes, possibilitando um atendimento mais preciso a cada caso. “Com a implantação dessas novas tecnologias, além de evitarmos os trotes, o médico na central poderá orientar de forma precisa o atendimento emergencial aos pacientes que forem cadastrados, garantindo muito mais segurança nos procedimentos”, disse o secretário.

O pronto-socorro da zona Norte também foi citado como uma revolução histórica para os serviços de saúde da capital, além do projeto para a construção de outro pronto-socorro na zona Sul, complementando a estrutura assistencial disponível aos aracajuanos.

O secretário também fez uma exposição minuciosa de todas as finanças da secretaria, demonstrando a transparência na aplicação dos recursos e o conseqüente resultado obtido junto à população. “No ano de 2000, o município investiu, de seus próprios recursos, 3,8 milhões de reais na Secretaria de Saúde. Em 2003, este montante elevou-se para 24,7 milhões e a projeção para 2004 é de que alcance 35 milhões de reais. Esta é uma demonstração inequívoca do compromisso dessa administração com a saúde em Aracaju”.

ELOGIOS
Após a apresentação dos dados, o secretário recebeu elogios até dos vereadores considerados como os maiores opositores da administração municipal, a exemplo da vereadora e médica Jane Melo (PFL) que, mesmo levantando algumas questões, elogiou a atuação do Samu e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O vereador Marcélio Bomfim (PDT), ressaltou a competência demonstrada pelo secretário na apresentação dos dados.

“Hoje, todos os vereadores, imprensa e os cidadãos que ocuparam as galerias desta casa puderam constatar que a Saúde em Aracaju tem um rumo definido e que a administração municipal tem executado ações concretas para a prestação de um serviço cada vez melhor. Até nossos maiores opositores nos elogiaram”, completou o vereador e líder do prefeito na câmara, Emanuel Nascimento.

Já o secretário Rogério Carvalho demonstrou satisfação com a sua participação na sessão especial do legislativo municipal. “A nossa participação foi muito positiva. Conseguimos passar para os vereadores todo o processo de construção do sistema municipal de saúde em Aracaju. Tivemos debates, os vereadores puderam se manifestar e eu fiquei muito satisfeito com a possibilidade de participar dessa sessão”, finalizou o secretário.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.