[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, lançou esta tarde no Rio de Janeiro o livro “Saúde Todo Dia: uma construção coletiva” que conta em detalhes como se deu a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) e do programa de municipalização plena da saúde no município de Aracaju durante a gestão do prefeito Marcelo Déda. A obra foi lançada durante o “Fórum Saúde e Democracia: uma visão de futuro para o Brasil”, realizado no Forte de Copacabana, e ficou disponível no estande do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), integrante da “Feira de Soluções: o SUS que dá certo”.

Apresentado aos integrantes do fórum pelo próprio prefeito da capital, o livro é resultado da tese de doutorado apresentada pelo secretário na Unicamp em fevereiro do ano passado e foi publicada pela editora Hucitec. “Aqui eu conto toda a luta política, construção teórica e tecnológica para implementar cotidianamente os princípios de universalidade, integralidade e equidade do SUS na realidade concreta da cidade de Aracaju”, disse Rogério Carvalho, que autografou exemplares para os presentes.

“O objetivo é registrar esse momento histórico, que é muito importante para toda uma geração que militou na saúde pública na capital e no estado de Sergipe, e relatar o que aconteceu nas diversas arenas em que o projeto foi disputado, assim como a posição de seus vários atores para produzir a sua construção coletiva, que vai muito além da participação daqueles que dirigiam a Secretaria Municipal de Saúde”, acrescentou.

Na opinião do prefeito Marcelo Déda, a obra registra com precisão as tensões enfrentadas pela cidade com o estado e a União para municipalizar seus serviços de saúde. “A obra acadêmica demonstra de forma muito clara as angústias de um gestor municipal e a necessidade de assumirmos de uma vez por todas o conceito federativo do SUS como alicerce pra uma descentralização efetiva, sem a qual o controle social e a participação popular podem ser apenas boas idéias com efetividade cada vez mais prejudicada”, afirmou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.