Secretário faz palestra sobre economia verde para alunos do IFS
Abordando a temática “Economia Verde Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza” durante a noite de ontem, 15, o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes participou da abertura da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia do Instituto Federal de Tecnologia de Sergipe (IFS). O evento, que ocorreu no auditório da própria instituição, faz parte da ação do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação que tem como objetivo articular conhecimento e disseminar informações científicas e tecnológicas em todo o território brasileiro.
Iniciando sua palestra, Genival falou sobre o que seria uma economia verde. Disse que ela possibilita o desenvolvimento econômico compatibilizando-o com igualdade social, erradicação da pobreza e melhoria do bem-estar dos seres humanos, reduzindo os impactos ambientais negativos e a escassez ecológica. “A realização da sustentabilidade se baseia quase que inteiramente em conseguir o modelo certo de economia”, comentou, citando ainda que foi a partir da realização da Rio+20 que se denominou de fato o real conceito de economia verde.
Para que ocorra de fato a consistência de uma economia verde, Genival Nunes explicou que um dos indícios para isso está no aumento da eficiência com diminuição no uso dos recursos naturais, na diminuição das emissões de gases do efeito estufa, na transformação de resíduos de um processo em insumos de outros, na proteção dos mananciais, uso responsável da água, universalização do saneamento básico, bem como na ampliação de fontes de energia limpas e renováveis.
Rio+20
Abordando um pouco sobre o sucesso da Rio+20, o secretário comentou que a conferência internacional sobre desenvolvimento sustentável tratou do desenvolvimento dos três pilares da sustentabilidade. “Ela compõe o pilar ambiental, social e econômico”, frisou. Pontuou que seus objetivos se deram para a renovação do compromisso internacional com o desenvolvimento sustentável, para a avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais Cúpulas sobre desenvolvimento sustentável como também para a discussão de temas novos e emergentes.
“A Rio+20 trouxe como tema a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, bem como um quadro institucional para o desenvolvimento sustentável”, falou o secretário.
Sobre a participação do Brasil na conferência, Genival ponderou que a Rio+20 teve o “potencial para ser um marco político internacional, contribuindo fortemente para reverter à ideia de desenvolvimento sustentável como questão essencialmente ambiental”. Citou ainda que a federação brasileira zelará pelo alto nível dos resultados formais e políticos da conferência, assegurando por sua vez a renovação e o fortalecimento do compromisso internacional pelo desenvolvimento sustentável.
“A Rio+20 teve o objetivo de promover o multilateralismo e a aproximação entre países do Norte e do Sul, a fim de reduzir a crescente clivagem que tem impedido avanços na maior parte das matérias internacionais”, concluiu Genival Nunes, afirmando que o Brasil deixou seu legado na conferência internacional, estabelecendo por sua vez novas plataformas de ação e diálogo, novas respostas e intervenções de políticas públicas bem como a melhoria de práticas para a sustentabilidade, difundidas entre diversos atores da sociedade.
Informes
Segundo o presidente da comissão organizadora da Semana de Ciências e Tecnologias do IFS, Lício Valério, o evento irá ocorrer até o próximo dia 18 contando em sua programação inúmeras atividades como palestras, mesas redondas, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e atividades culturais. “A proposta da Semana de Ciências e Tecnologias no IFS é promover a ciência entre professores e estudantes de todos os campis do instituto”, afirmou, comentando também que a semana vem consolidando um espaço de diálogos e conhecimento, permitindo assim que pesquisadores possam trocar suas experiências.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretário faz palestra sobre economia verde para alunos do IFS – Fotos: Ascom/Semarh