[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Atendendo ao convite da Energisa, que comemorou a Semana do Meio Ambiente, o secretario do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes, ministrou na manhã desta sexta-feira, 10, uma palestra para funcionários da empresa sobre a importância da gestão ambiental na proteção dos recursos naturais. O evento aconteceu no auditório da própria Energisa.

Durante sua fala, Genival Nunes destacou sobre a importância da Gestão Ambiental, enfatizando o licenciamento ambiental como uma ferramenta de sustentabilidade no uso dos recursos naturais. Ele frisou ainda a importância da geração de conhecimento através de estudos, como estratégia para a eficiência da aplicação da legislação ambiental e priorização das políticas públicas, exemplificando o caso do diagnóstico florestal de Sergipe, que mostrou a realidade dos recursos florestais do Estado.

O secretário comentou sobre a questão do analfabetismo ambiental, destacando que muitos desses analfabetos são aqueles que dizem saber de tudo e que na verdade não sabem de nada que por sua vez induzem as pessoas a praticarem ações ambientalmente incorretas. “Ninguém precisa ser doutor em meio ambiente, mas as pessoas devem saber pelo menos um pouco sobre a temática que é um tema transdiciplinar”, citou Genival.

Ele destacou também que 2011 é o ano Internacional das Florestas e que a Semarh vem desenvolvendo uma série de atividades para despertar o interesse da população para a valorização das florestas, enquanto provedora de bens e serviços ambientais. O secretário destacou a captura de carbono, regulação do clima, proteção da biodiversidade e a rede hídrica. Lembrou também que as florestas, antigamente, eram consideradas como algo intocável e que hoje, na gestão ambiental moderna, existem várias alternativas para o uso sustentável dos recursos florestais com manejo, onde muitos profissionais no mercado estão aptos a desenvolverem essas técnicas.

Genival citou também que  encontra-se em andamento o processo para a realização do Inventário Florestal Nacional em Sergipe, onde serão investidos cerca de R$ 1 milhão na realização de estudos  sobre os remanescentes florestais do Estado e sua relação com as atividades produtivas. “Me sinto orgulhoso, pois o Estado de Sergipe é o quinto a fazer esse inventário e o primeiro do Nordeste”, afirmou.

A partir do dia 25 de agosto, ainda segundo o secretário, nenhuma cerâmica em Itabaianinha  irá funcionar sem a licença ambiental e que a Semarj, junto com a Adema, vem atuando fortemente no processo de regularização ambiental de atividades produtivas.

No final da palestra, Genival Nunes respondeu perguntas dos funcionários a respeito da coleta seletiva, reciclagem e a propagação do meio ambiente nas escolas e entregou uma cópia do Atlas Digital para o diretor técnico e comercial da Energisa, Gioreli de Souza Filho, que representou o presidente Eduardo Alves Mantovani. Genival enfatizou que o Atlas oferece cerca de 12 mil dados sobre recursos hídricos, geologia, hidrologia e a infro-estrutura da malha viária de Sergipe, entre outros.

Propagação de conhecimento

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a Semarh expôs na Energisa a exposição fotográfica “Mata Atlântica e Caatinga: suas riquezas naturais”. A mostra apresenta imagens da Caatinga e da Mata Atlântica com suas formações associadas de Manguezais e Restinga, revelando a diversidade de vida com cores e formas variadas.

A exposição conta com cerda de 63 imagens cedidas por técnicos, pesquisadores e colaboradores da Semarh.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.