Secretário expõe projeto cicloviário da Grande Aracaju em congresso
O secretário de Estado dos Transportes e Assuntos Metropolitanos, Bosco Mendonça, apresentou nesta sexta-feira, 5, o Projeto Cicloviário da Região Metropolitana de Aracaju durante o 13º Congresso da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), realizado na cidade de Maceió/AL. O projeto sergipano foi elogiado por diversas autoridades ligadas à área de transportes e tido como referência nacional.
Bosco Mendonça apresentou todo o histórico do projeto desde o início da sua implementação, ainda quando o governador Marcelo Déda assumiu a Prefeitura da capital, em 2001. Segundo o secretário, ao chegar à administração municipal foram encontradas apenas três ciclovias em funcionamento precário na capital. Existiam apenas a ciclovia da avenida Augusto Franco, a da avenida Beira Mar e uma existente na Coroa do Meio, sendo que todas necessitavam de intervenções e não eram interligadas.
Após a reestruturação e desenvolvimento de uma rede de ciclovias, o projeto da capital chegou a receber diversas premiações, dentre as quais, a de melhor projeto de mobilidade urbana do país, numa avaliação de diversas entidades de transporte e trânsito públicas e privadas.
O projeto apresentado pelo secretário prevê a implantação de 77 quilômetros de ciclovia interligando toda a região metropolitana da capital e envolvendo localidades dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. "Deste total, já contamos com 40,4 quilômetros em pleno funcionamento e mais 9,3 quilômetros já em construção", informa o secretário, referindo-se às ciclovias construídas durante a gestão na administração municipal e à interligação com as já existentes.
As ciclovias em construção mencionadas por Bosco Mendonça são as da Avenida João Rodrigues, que estenderá o atual sistema das imediações do mercado municipal até as imediações da Ponte do Rio do Sal, na fronteira com Nossa Senhora do Socorro, e a ciclovia que ligará a Barra dos Coqueiros à Atalaia Nova, que também estará interligada ao sistema existente através da ponte Aracaju – Barra. Juntas, elas perfazem 9,3 quilômetros a mais no sistema cicloviário.
Continuidade
Segundo Mendonça, a visão estratégica adotada pelo Governo do Estado em conjunto com a administração municipal de Aracaju, segue uma tendência mundial de estimular a utilização de transportes alternativos. "Vamos ampliar e dar continuidade à visão que tínhamos na administração municipal, ampliando as possibilidades para que os cidadãos possam utilizar a bicicleta como meio de transporte e lazer de forma segura e eficiente, em toda a região metropolitana", afirmou. "Esta é uma tendência seguida em diversos países do mundo, sobretudo na Europa, onde os governos estão buscando oferecer todos os meios para que os cidadãos deixem seus carros em casa e utilizem um transporte ecologicamente correto, que traz benefícios à saúde e proporciona economia de recursos", detalhou o secretário.
Segunda etapa
Bosco Mendonça informou ainda que o projeto prevê, numa segunda etapa, a interligação da ciclovia da avenida João Rodrigues, através da Ponte do Rio do Sal, com o conjunto Marcos Freire, em Socorro e, além disso, a duplicação da rodovia João Bebe Água com a construção de uma ciclovia até o conjunto Eduardo Gomes, que será interligada com o sistema existente na avenida Tancredo Neves, através da rodovia Marechal Rondon.
"O sistema viário de Aracaju é, sem dúvida, um dos mais desenvolvidos do Brasil se levarmos em conta todas estas alternativas de mobilidade, considerando o tamanha da malha viária e a população das localidades envolvidas", sentenciou a secretária de Transporte e Trânsito da cidade de Natal/RN, Elexina Santos.
O sistema apresentado por Bosco Mendonça também foi elogiado pelo secretário de Transportes e Trânsito da cidade de Goiânia/GO, Paulo Sanchez. "O Estado de Sergipe está na vanguarda pois está priorizando a utilização de formas alternativas de mobilidade em sua maior região metropolitana", definiu o secretário.
Referência
A política de estímulo ao uso de meios alternativos de transporte iniciada e mantida na administração municipal, aliada ao programa de extensão para toda a região metropolitana é uma das iniciativas de destaque da Secretaria de Transportes e Trânsito, já que, segundo Bosco Mendonça, promove diversos benefícios para a coletividade.
"Esta é uma iniciativa que queremos aliar à expansão urbana da Grande Aracaju, buscando minimizar os congestionamentos e problemas de tráfego comumente verificados em áreas metropolitanas. É um processo que está em curso e que continuará evoluindo ao longo do governo", explicou o secretário.
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