Secretário e gestores municipais discutem melhorias no atendimento
O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, esteve reunido com alguns prefeitos e secretários de Saúde dos municípios que têm Hospitais de Pequeno Porte (HPP) para discutir o papel destas unidades e construir uma nova alternativa de funcionamento para melhorar o atendimento à saúde no interior do Estado. O encontro, que reuniu também técnicos da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), aconteceu em dois momentos, na tarde de quinta-feira, 9, e na manhã desta sexta-feira, 10.
"Queremos trabalhar em conjunto com os municípios para instituir um padrão uniforme de atendimento. O intuito deste governo é fazer com que o cidadão de Frei Paulo tenha a mesma qualidade de atendimento que o habitante de Arauá e Rosário do Catete, por exemplo. Vamos investir nos municípios e proporcionar saúde de qualidade para todos os sergipanos, sem distinção", disse Rogério Carvalho.
Na reunião, o secretário apresentou a proposta da SES para adequação dos hospitais de pequeno porte à realidade de cada município. "Em algumas cidades, próximas a hospitais locais e regionais, estamos propondo que os hospitais de pequeno porte passem a ser unidades de saúde da família, funcionando em tempo integral ou estendido e como suporte às equipes do Programa de Saúde da Família. Em outros municípios, os hospitais de pequeno porte passariam a atender pequenas urgências, funcionando como pronto-atendimento", explicou o secretário.
Com a nova configuração, os HPP’s deixam de atuar na Atenção Hospitalar e passam a integrar a Atenção Básica da SES. No entanto, para realizar tais mudanças, a Atenção Básica vai seguir critérios populacionais e de localização e levar em consideração também a estrutura que já existe nos municípios. "É importante salientar que todo esse processo estará associado a um trabalho de capacitação e qualificação dos profissionais. A Secretaria de Estado da Saúde vai garantir a educação permanente de 100% das equipes", afirmou.
De acordo com Ana Débora Santana, coordenadora da Atenção Básica da SES, a reunião marca o primeiro momento de discussão com os municípios para implementar tais mudanças. "Depois vamos nos reunir com cada um deles e discutir individualmente a melhor alternativa para cada município. Vamos buscar uma alternativa viável para todos os hospitais de pequeno porte, fazendo com que estes estabelecimentos de saúde sejam retaguarda ao Programa de Saúde da Família e integrem-se à política de Atenção Básica", explicou.
Avaliação
A coordenadora destacou que a Atenção Básica da SES um diagnóstico das 600 unidades básicas de saúde do Estado, no segundo trimestre deste ano, e agora está avaliando quais são as unidades que serão reformadas e quais são os municípios em que serão construídos novos estabelecimentos de saúde. Uma das metas da Política Estadual de Saúde é que sejam reformadas e construídas 100 unidades de Saúde da Família.
Expectativa
Para a secretária municipal de Saúde de Arauá, Ana Cruz Andrade, a iniciativa do secretário Rogério Carvalho, de chamar todos para discutir qual a melhor forma de padronizar as ações de atendimento nos municípios é louvável. "Quero parabenizar o secretário e sua equipe por causa dos benefícios que cederam aos pequenos municípios. Porque tínhamos dificuldades de verbas para atingirmos as metas nas campanhas de vacinas e agora nosso repasse aumentou mais de 300%", enfatizou a secretária. O aumento do repasse foi de 384,61%.
De acordo com o prefeito de Indiaroba, João Eduardo, o atendimento básico no interior vai melhorar muito. "O secretário Rogério só nos deu boas notícias. Esperamos também o aumento dos recursos repassados aos hospitais de pequeno porte, e especialistas em algumas áreas. Indiaroba tem apenas clínico-geral para atender uma população de mais de 14 mil habitantes. Quando necessitamos de um especialista, temos que ir para Estância ou vir para Aracaju", disse João Eduardo.
A secretária de Saúde do município de Itaporanga D’Ajuda, Elisônia Moura, reforçou que a reunião com o secretário encheu de expectativa os gestores municipais. "Itaporanga tem 30 mil habitantes, um hospital de pequeno porte e uma unidade de saúde da família. Com as propostas de mudança da SES, esperamos incrementar ainda mais as ações de prevenção e promoção à saúde em nosso município", afirmou a secretária.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretário e gestores municipais discutem melhorias no atendimento – Foto: Wellington Barreto