[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado do Trabalho, Lauro Seixas, se reuniu com representantes de movimentos sociais de Sergipe na tarde desta terça-feira, 28, na sede da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), Aracaju. O encontro teve como objetivo fortalecer a relação entre a Setrab e os movimentos organizados na perspectiva de construir políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda.
 
O gestor defende a necessidade de dialogar com os segmentos sociais que são os pilares no mundo do trabalho. “Conversamos hoje com os trabalhadores, que nos apresentaram as suas demandas, e também teremos um diálogo permanente com a classe empresarial. Nós, como Poder Público, temos a tarefa de atuar como um elo que ligue essas duas pontas. É, inclusive, uma determinação do governador Marcelo Déda dessa Secretaria ser protagonista não só na relação de trabalho, mas na geração de emprego e renda”, argumentou Seixas. 
 
Entre as demandas apresentadas pelos movimentos sociais, estão cursos de capacitação profissional em áreas, como Serviços Gerais, Agroecologia, Petróleo e Gás, e intermediação de mão de obra. Também a necessidade de aprofundar a discussão sobre programas de cooperativismo que possam incluir esses trabalhadores. “O cooperativismo é algo que me impressiona e empolga, e pode ser uma alternativa para fomentar a geração de emprego e renda no Estado”, observou o secretário.
 
Construção

Para Gileno Damasceno, da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ações como essa são importantes e podem trazer benefícios para os trabalhadores e a sociedade sergipana. Um exemplo é a discussão sobre o cooperativismo no campo. “Nós, do MST, estamos na construção e no fortalecimento do cooperativismo não só nos assentamentos de reforma agrária, mas nas áreas de pequena agricultura. Estamos unindo esforços, mas não dispomos de logística e recursos humanos. É uma demanda que apresentamos à Secretária, especialmente, a questão da capacitação”, disse.
 
Já o integrante da coordenação estadual do Movimento dos Trabalhadores Organizados (Motu), Silvanei de Jesus, valoriza a iniciativa de a Setrab construir um plano de atuação em conjunto com os trabalhadores, ouvindo as suas propostas e buscando mecanismo para implementá-las. “Podemos ter um grande avanço social”, declarou.
 
Além dos representantes do MST e do Motu, a reunião contou com a participação do diretor do NAT (Núcleo de Apoio ao Trabalho), Emanuel Messias Júnior.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.