Secretário do Trabalho discute integração ao PDTP
O secretário de Estado do Trabalho, Juventude e Promoção da Igualdade, Renato Brandão, se reuniu na tarde desta quinta-feira, 9, com a secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón. Brandão discutiu a integração das políticas sociais e projetos de sua pasta que vão fazer parte do Planejamento de Desenvolvimento Territorial e Participativo de Sergipe (PDTP).
As articulações com as demais secretarias estaduais, para construir a matriz programática do plano e otimizar a aplicação de recursos humanos e financeiros, também foram destaques da reunião. "A transversalidade das ações que devem ser desenvolvidas por cada uma das secretarias estaduais é fundamental dentro desse processo", defendeu o secretário Renato Brandão, que foi buscar apoio da Secretaria de Planejamento (Seplan) no sentido de viabilizar, dentro do PDTP, projetos articulados pelas coordenadorias da Secretaria do Trabalho.
Renato Brandão explicou que foram incorporadas a sua pasta três coordenadorias: Políticas Públicas para Igualdade Racial; Promoção das Pessoas com Deficiência e Promoção da Juventude. "São novas demandas que vão precisar do aporte financeiro do Governo do Estado", disse.
Coordenadorias
A reunião teve a participação de integrantes da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Social, que reforçaram o pedido de apoio para que os projetos tenham aporte orçamentário. O coordenador Pedro Neto, por exemplo, destacou ‘Sergipe Quilombola’ como um dos projetos foco.
"Dividimos o Estado de Sergipe em 15 territórios, nos quais mapeamos 34 comunidades quilombolas, reconhecidas pelo Governo Federal. Pontuamos todas as necessidades e identificamos os pontos que devem ser trabalhados para melhorar a qualidade de vida dessa parcela população. Estamos com importantes projetos para serem colocados em prática", disse.
Para o secretário Renato Brandão, a reunião foi bastante proveitosa. "Diante do que foi exposto, Lúcia Falcón mostra que é possível de fato sonhar com esse casamento de ações entre as secretarias estaduais, que oportunizam ao povo um atendimento amplo e digno ao cidadão", afirmou.
"A transversalidade é algo novo na administração pública, mas é um processo e fundamental a busca desse entendimento para que o projeto de governo proposto pelo governador Marcelo Déda alcance seus objetivos, entre eles, o desenvolvimento econômico e social da população sergipana", ressaltou a secretária do Planejamento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]