Secretário destaca investimentos durante reunião do Fortur
O turismo de Sergipe terá US$ 100 milhões para serem investidos em quatro anos, a partir da data de contratação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), previstos no Programa de Desenvolvimento do Turismo para o estado. A notícia foi dada pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana, na manhã desta terça-feira, 18, durante reunião ordinária do Fórum Estadual do Turismo de Sergipe (Fortur), ocorrida no Celi Praia Hotel.
Ao apresentar uma avaliação da nova matriz de financiamento do programa, o secretário e presidente do Fortur destacou como diretriz do Governo a de formular e garantir a execução de políticas públicas com a participação da sociedade. “O Fortur é a instância adequada para a discussão dessa política na área de turismo, onde o caráter consultivo foi muito valorizado pelo Governo”, observou Jorge Santana durante o encontro que trata dos principais temas da agenda do turismo local.
De acordo com Jorge Santana, os recursos serão destinados a ações que contemplam cinco componentes do programa: Estratégia de Produto Turístico, Estratégia de Comercialização, Fortalecimento Institucional, Infraestrutura e Serviços Básicos e Gestão Ambiental. “Aonde o propósito seja implementar um projeto turístico estão previstos recursos”, destacou o secretário ao observar que sobre esse último tópico, uma das determinações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é de nada aconteça sem que antes sejam previstos os impactos ambientais. Até o momento, cerca de R$ 31 milhões estão assegurados com recursos da contrapartida estadual e federal.
Para José Roberto Lima, presidente da Emsetur, o montante é significativo em relação a outros estados brasileiros. “Isso considerando que passamos cerca de quatro anos sem receber investimentos na área”, afirmou ao destacar que os recursos irão viabilizar o aumento da competitividade de Sergipe enquanto destino turístico.
Avaliação
Convidada para participar da reunião, a consultora do Instituto de Assessoria e Desenvolvimento Humano (IADH), Patrícia Paixão, fez uma avaliação do Fortur, apresentando um diagnóstico do Marco 1, revelando as fraquezas e o que precisa ser melhorado para fortalecer as ações de turismo no estado. “A análise nos mostra que embora tenha havido a extinção da Secretaria de Turismo e incorporação pela Sedetec, o fórum foi fortalecido e cada vez mais vem sendo valorizado. Vemos que as mudanças foram implementadas e estão sendo realizadas”, afirmou ao observar que, assim como outros estados fortes em turismo, Sergipe tem valorizado suas instâncias de governança.
Também presente no encontro, o diretor do Departamento de Planejamento e Avaliação do Ministério do Turismo (DPAT), José Augusto Falcão, apresentou uma proposta de Gestão Descentralizada do Turismo. “Fazemos essa ação de acompanhamento e monitoramento em todos os estados, a fim de promover o fortalecimento desses fóruns nacionais”, observou o representante do Ministério.
Ainda na pauta de discussões durante a reunião, representantes das quatro associações apresentaram a devolutiva de suas comissões. Também a secretária Municipal de Turismo de Canindé, Sílvia Oliveira, apresentou sua experiência de trabalho ao inaugurar um novo item da pauta, o ‘Conhecendo os membros do Fortur’.
Fortur
O Fórum Estadual de Turismo é a principal instância de governança do turismo no estado, sendo responsável pela gestão do Plano de Turismo, pela discussão e apoio ao poder público e formulação da política de turismo. O Fortur é uma estrutura capaz de promover a discussão democrática entre os agentes públicos, trade turístico, empresários do setor e a sociedade civil organizada.
O Fortur é composto pela Comissão de Competitividade do Turismo, presidida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Comissão de Planejamento e Gestão, presidida pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH); Comissão de Promoção e Apoio à Comercialização, presidida pela Aracaju Convention & Visitors Bureau (AC&VB) e Comissão de Infraestrutura Básica e Turística, presidida pela Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav) e atualmente conta com 26 membros, sendo 13 do setor público e 13 do setor privado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretário destaca investimentos durante reunião do Fortur –