Secretário de Turismo visita Glória objetivando incrementar o turismo rural
O secretário de Turismo do Estado de Sergipe, Elber Batalha, esteve na cidade de Nossa Senhora da Glória, distante 126 km de Aracaju, para realizar uma visita técnica visando incentivar e incrementar o turismo rural naquela região, que faz parte da Rota do Sertão, complexo de municípios sergipanos que dão acesso a Canindé de São Francisco, roteiro turístico já consagrado no estado, onde se localiza um dos maiores atrativos turísticos: o Cânion de Xingó.
Durante a visita, o secretário, que foi recepcionado pela prefeita Luana Oliveira, teve a oportunidade de conhecer alguns projetos da prefeitura para estimular o desenvolvimento turístico da região. Segundo Elber Batalha, ao gerar atrativos para o município, a população é quem ganham com a geração de riquezas e divisas para a comunidade. “A nossa ideia é que o turista que vá conhecer Xingó tenha um atrativo a mais no caminho. E o que pudemos constatar é que Glória é uma cidade em ascensão e tem potenciais turísticos de qualidade para receber os nossos visitantes. Queremos que os turistas não façam mais o que chamamos de ‘bate-volta’ para Canindé. Temos que criar meios para eles fiquem e pernoitem nestas cidades”, explicou o secretário.
As manifestações culturais e artísticas de Nossa Senhora da Glória foram um capítulo a parte durante a visita. A prefeitura tem um projeto de fazer do atual mercado de carnes, uma espécie de Museu do Sertão, onde os artistas locais poderão expor seus materiais e atrair cada vez mais turistas e moradores da região a conhecerem os produtos locais. “A nossa cidade estava necessitada de um local só para este tipo de arte. Temos certeza que agora, com esta parceria da Setur, vamos colocar este projeto para frente e transformar Glória no mais novo ponto turístico de Sergipe”, disse a prefeita Luana Oliveira, falando também da Arena Cultural, um projeto que vai para sua segunda edição, onde os artistas locais, durante o mês de fevereiro expõe seus produtos numa grande tenda montada na Rota do Sertão. “Este projeto é um entre tantos outros que iremos realizar, vamos dar aos visitantes opções de turismo e diversão”.
Desenvolvimento x História
Nossa Senhora da Glória é uma cidade que vem se desenvolvendo comercialmente ao longo dos anos. Hoje, o município já abriga diversas fábricas de laticínios, o que a transformou na ‘Cidade do Leite’. A partir disso, foi inevitável o crescimento do comércio local, com uma das feiras mais movimentadas do interior sergipano. Outro detalhe é que Glória também conta com uma boa estrutura para receber visitantes, já que a cidade possui cinco meios de hospedagem, um número expressivo para uma cidade com apenas 32 mil habitantes.
Quem percorre a BR-206, que liga os municípios sergipanos de Nossa Senhora da Glória e Feira Nova, se depara com uma das maiores riquezas da história de Glória e, principalmente, com a história do sertanejo nordestino. Neste local, existe um sítio, o Soarte, um verdadeiro museu a céu aberto, que é o ateliê do artesão Cícero Alves dos Santos, conhecido como Véio, um senhor de 55 anos que dedica a vida no resgate da cultura e sabedoria do povo nordestino. No local, o visitante é recepcionado pelo próprio artesão, que faz questão de contar e explicar a trajetória do sertanejo. São mais de 17 mil peças em seu acervo, onde Véio retrata e valoriza a cultura e as tradições do semi-árido sertanejo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretário de Turismo visita Glória objetivando incrementar o turismo rural – O secretário de Turismo de Sergipe
- Elber Batalha e a prefeita de Nossa Senhora da Glória
- Luana Oliveira