Secretário de Infraestrutura visita painéis artísticos no Parque dos Cajueiros
O Secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa, visitou na manhã desta quarta-feira, 14, os oito novos micros painéis de arte em azulejos no Parque dos Cajueiros. Os quadros foram produzidos pelos artistas Bené Santana, Caã, Edidelson, Elias Santos, Fabio Sampaio e Hortência Barreto. Adauto Machado e José Fernandes além de produzirem novas obras, restauraram o painel de Eurico Luiz.
A iniciativa do Governo do Estado além de mostrar o trabalho dos artistas locais, retratando a história e os elementos culturais da nossa gente, vai aproximar os visitantes do espaço de lazer à arte plástica.
Para o secretário Valmor Barbosa, a visita ao parque foi fundamental para acompanhar o avanço das obras e conhecer melhor os trabalhos dos artistas plásticos sergipanos. “Os mosaicos em azulejo irão deixar à obra do parque ainda mais bonita. Será um local prazeroso de se visitar quando estiver pronto”, destacou.
“É maravilhoso ver que tanto o trabalho de Eurico Luiz, que é um artista que já assisti aqui no parque, está sendo preservado e restaurado, e que novas obras de outros artistas foram inseridas. Isso traz ao artista sergipano um pouco mais de fôlego e oportunidade de estar mostrando suas obras para o público, que vai ganhar muito com um parque bonito e ideias de sergipanos”, mencionou Caã.
Para o artísta plástico Adauto Machado, os sergipanos vão ganhar um belíssimo parque e um espaço de artes. “Nós estamos realmente privilegiados com essa iniciativa e, esperamos que outras pessoas abracem essa ideia para que as artes estejam sempre crescendo em Sergipe”, observou.
“Parabéns ao Governo do Estado e ao secretário Valmor Barbosa por criar mais um espaço onde a gente pode expor, dessa vez de forma permanente nosso trabalho. Cada artista tem uma característica diferente, com o seu traço ilustrando o mais novo cartão postal de Aracaju depois dessa restauração”, acrescentou Edidelson.
Já Bené Santana deu os parabéns pela iniciativa do secretário Valmor de chamar os artistas sergipanos e disse que cada um deles irá deixar suas reflexões, imagens e trabalhos com o intuito de trazer uma nova visibilidade ao local. “Acredito que esse trabalho dentro do parque permitirá que outras pessoas conheçam as produções dos artistas locais”.
“O convite foi fabuloso para gente. Só o fato de restaurar a obra de Eurico Luiz, um artista que não era sergipano, mais que se radicou aqui em Sergipe e desenvolveu uma série de obras, como escultura e pintura no estado. A partir do convite do secretário Valmor Barbosa, descobrimos que os bancos precisavam de uma arte. Nós apresentamos o projeto para o governador e ele se encantou pela ideia”, comentou o artista plástico José Fernandes.
Fabio Sampaio acha muito importante a implantação das artes plásticas e afirma que a população é que irá ganhar com essa iniciativa.Já Hortência Barreto, vê a obra como um diálogo entre a paisagem e as pessoas que vão frenquentar o espaço “O governo sentiu essa necessidade e teve a sensibilidade de implanter. Ficou muito lindo”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretário de Infraestrutura visita painéis artísticos no Parque dos Cajueiros – Fotos: Mario Sousa/Seinfra