[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para uma plateia formada por professores de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, ministrou uma palestra e participou de debate no I Simpósio de Esportes UFS, realizado na manhã desta quinta-feira, 15, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe.

Com o tema ‘O Esporte no Estado de Sergipe em Pauta’, a mesa redonda promoveu a discussão a respeito dos novos rumos que o esporte sergipano tem tomado. Maurício Pimentel destacou a relevância das ações de fomento à prática esportiva no estado e a necessidade da obrigatoriedade de destinação de verbas para o fomento às políticas voltadas para o esporte.

Na oportunidade, o secretário ressaltou a importância de usar o esporte de forma mais profunda, mais ampla. Segundo ele, o combate às drogas deve ser apenas um dos focos, visto que o esporte faz parte da vida humana e precisa sem expandido para outras questões sociais. “Hoje em dia, esporte é comércio, saúde, educação e lazer. Já deixou de se limitar apenas à prática de alguma modalidade”, explicou.

De acordo com Maurício Pimentel, sua atuação à frente da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel) abriu seus olhos para o impacto que o esporte pode causar na vida das pessoas. “Nos meus 47 anos de vida, eu nunca tive uma noção completa da diferença que ele, o esporte, pode fazer. Depois que me interessei pela causa, comecei a entender e hoje sou apaixonado pelo que faço e apaixonado pelo esporte”, declarou.

A questão das políticas públicas voltadas ao esporte foi um dos temas centrais do evento e, segundo o secretário, no dia em que o investimento específico no esporte for lei, vai ser possível mudar a situação. “A valorização da prática esportiva implica na valorização do profissional e de todos os envolvidos com a Educação Física. É por isso que participar de um evento como este se torna importante, porque é aqui que os pensadores dessa nova realidade se encontram e compartilham experiências e informações”, afirmou.

Além de debater as atuais e futuras questões em torno do fenômeno Esporte Moderno enquanto Política Pública, o 1º Simpósio de Esportes UFS visa aprofundar os debates acerca das possibilidades da pesquisa nos temas Esporte, Educação e Sociedade, e despertar nos acadêmicos o interesse e o compromisso, principalmente no âmbito regional, pela pesquisa e extensão. A programação do evento segue até o fim da tarde da sexta-feira, 16, e ainda conta com palestras de profissionais da área.

Junto ao secretário Maurício Pimentel, formaram a mesa para debate a professora Maria Auxiliadora Pires, coordenadora do Departamento de Educação Física (DEF) da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Silvania Barros, coordenadora de esportes da Funcaju, e o representante de Karla Trindade, da Prefeitura Municipal de Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.