[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 17, com os prefeitos e secretários de Saúde de Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória, municípios encravados no Alto Sertão sergipano.  “Viemos manifestar a nossa preocupação em relação à situação entomológica [nível de infestação do mosquito Aedes Aegipty] destes municípios e trazer o nosso compromisso de estarmos juntos no esforço de enfrentá-la e combatê-la”, disse Antônio Carlos.

Acompanhado da diretora da Atenção Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Giselda Melo, o secretário Antônio Carlos Guimarães encontrou primeiro com o prefeito de Monte Alegre, João Vieira de Aragão, e a secretária municipal de Saúde da cidade, Valdelice Vieira de Matos, quando pactuaram a realização do Dia “D” de Mobilização conta a Dengue para 15 de março.

Com uma situação entomológica classificada como de risco médio, o município de Monte Alegre atua no combate à dengue com cinco agentes de endemias, que trabalham na buscativa de criadouros, na pesquisa de larvas e na eliminação do mosquito. Dois destes agentes pertencem à brigada estadual. O município tem seis casos suspeitos de dengue, sem nenhuma confirmação até a manhã desta quinta-feira.

Dia “D”

Durante a reunião, ficou estabelecido que o município de Monte Alegre irá atualizar regularmente as informações sobre o combate ao vetor da dengue. Paralelamente, será elaborado um plano de contingência contra a doença, para ser implementado a partir do dia 15 de março, quando o município estará todo voltado para o Dia “D”.

Para garantir o sucesso da mobilização, o prefeito João Vieira de Aragão comprometeu-se em liderar o movimento. Ele irá se reunir com lideranças do comércio, das igrejas e dos movimentos sociais, bem como com todos os secretários do governo municipal, com o intuito de envolver toda a comunidade na luta contra a dengue.

“A vinda do secretário Antônio Carlos Guimarães ao nosso município é muito significativa porque demonstra o grau de preocupação do governo estadual em relação à ameaça de uma epidemia de dengue, e confirma a parceria entre Estado e município”, considerou o prefeito, acrescentando que este tipo de iniciativa também o motiva a um maior empenho no enfrentamento da dengue.

No Dia “D”, serão intensificadas as ações contra a dengue, desde a buscativa dos criadouros à eliminação de larvas e mosquitos. A SES vai participar com a Brigada Itinerante e dar suporte na área de comunicação para divulgar a mobilização de forma maciça juto à comunidade.

Glória

Em Nossa Senhora da Glória, o secretário de Estado da Saúde encontrou um município melhor estruturado para o enfrentamento à dengue, com um trabalho sistematizado e um plano de ação regular já elaborado, que vai para discussão com os demais secretários municipais na sexta-feira, 25, segundo informou a secretária de Saúde da cidade, Gilvânia Alves de Freitas.

Em Glória não houve a necessidade premente de fixar uma data para mobilização geral, embora o município esteja com classificação de risco médio. Trinta e dois agentes de endemias realizam as ações diariamente, mas o número de profissionais ainda não atende a necessidade do município, segundo avalia Gilvânia de Freitas. “Glória está crescendo muito, ampliando o número de residências, e por isso, nossa meta é aumentar o número de agentes ainda neste semestre”, afirmou a secretária, lembrando que, em novembro, o município fez uma grande mobilização contra a infestação do vetor da dengue.

A prefeita de Nossa Senhora da Glória, Luana Michelle Oliveira, garantiu no encontro total empenho no enfrentamento da ameaça de epidemia da doença. “Neste sentido, estamos mobilizando todos os setores da prefeitura, da Educação à Ação Social”, reforçou.    

Presente à reunião, Edivaldo Neves da Silva, presidente da Câmara Municipal de Nossa Senhora da Glória – local do encontro – empenhou a vontade do Poder Legislativo da cidade de se somar à luta contra o mosquito. “Colocamos a sede da Câmara à disposição para eventos como este e, além disso, iremos passar uma mensagem de engajamento a todos os vereadores e ao público em todas as sessões legislativas”, disse.

CSF

Após deixar o gabinete do prefeito João Vieira Aragão, o secretário Antônio Carlos Guimarães visitou a Clínica de Saúde da Família (CSF) 24 horas de Monte Alegre e ficou satisfeito com o que viu. “O município está sabendo usar muito bem este equipamento de saúde básica”, declarou.

A CSF conta com quatro equipes do Programa Saúde da Família, oferecendo assistência aos usuários do SUS em todas as áreas da atenção primária, além de atendimento odontológico e fisioterapêutico, segundo informações da secretária de Saúde da cidade, Valdelice Vieira de Matos.

Inaugurada em maio de 2010, a clínica atende uma média de 100 pessoas por dia, parte delas egressa dos municípios de Porto da Folha e Poço Redondo. “Fechamos o mês de dezembro com 3.020 atendimentos de urgência e mais 2.100 dentro do Programa Saúde da Família”, comentou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.