[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Atendendo ao convite do Fórum Empresarial de Sergipe, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Zeca da Silva, almoçou com empresários e dirigentes de entidades, nesta terça-feira, dia 25, quando apresentou as ações implantadas pela pasta e os números positivos alcançados pelo governo do Estado em 2011. Recepcionado pelo coordenador do fórum, o empresário Juliano Souto, o secretário apresentou dados que demonstram a participação da Sedetec e uma melhor integração com suas vinculadas Codise, ITPS, Fapitec e Jucese, além do SergipeTec, resultando em índices favoráveis ao bom andamento da economia sergipana.

Somente nesse primeiro ano do segundo mandato do governo Marcelo Déda, os números superam o mesmo período de 2010 em quantidade de empregos gerados e no montante de indústrias incentivadas em Sergipe, conforme destacou o secretário Zeca da Silva. “Segundo dados fornecidos pelo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, de janeiro até setembro desse ano já registramos 15.593 novos postos de trabalho no Estado e no mesmo período tivemos um número de 103 empreendimentos captados para Sergipe através da Codise e do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI)”, comemorou ao destacar que o ano de 2010, embora tenha sido bastante favorável à economia do país como um todo, foram registrados 13.508 empregos e um total de 24 empresas incentivadas.

Ao destacar os projetos em execução pela Sedetec e suas coligadas, em parceria com diversas instituições, Zeca da Silva falou sobre os Arranjos Produtivos Locais (APLs), presentes em alguns municípios sergipanos. “Também em continuidade ao trabalho iniciado anteriormente, estamos empenhados na implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) em Sergipe, a fim de capacitar para o mercado de trabalho os jovens das regiões de Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Santa Luzia do Itanhy e São Cristóvão”, afirmou o secretário, observando que, somente em São Cristóvão, a ideia inicial é capacitar três mil jovens de 18 a 29 anos, sendo que para isso já estão garantidos R$ 1,45 milhões através de parceria com entre o Sergipetec e a Petrobras.

Citando o trabalho realizado pelas empresas vinculadas à Sedetec, Zeca da Silva ressaltou a aquisição de novos equipamentos pelo ITPS (Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe) a fim de dar mais subsídios à prestação de serviços para a sociedade e o número sempre crescente de investimentos para a realização de editais pela Fapitec (Fundação de Apoio à Pesquisa), que somente esse ano já somam 13, num montante de R$ 12,8 milhões, além de 2.521 bolsas de iniciação científica concedidas.

“Também na Junta Comercial de Sergipe (Jucese) só tivemos avanços, com a implantação de escritórios regionais, sendo o de Propriá já inaugurado e ainda em Carmópolis e Nossa Senhora das Dores, que estaremos entregando até dezembro próximo, além de outros projetos em andamento”, disse ao citar o Redesim, a digitalização do acervo, o ‘Junta Comercial Móvel’ e ainda o projeto ‘Casa do Empreendedor’.

Benefícios para o comércio

A implantação de Complexos Empresariais Integrados (CEIs) nos municípios de Tobias Barreto (já em execução) e em Itabaiana (projeto a ser executado), além da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), que estará localizada no município da Barra dos Coqueiros, foram outros destaques da apresentação feita pelo secretário da Sedetec.

“Assim como na área industrial, com a reformulação dos distritos já existentes e ainda o projeto que temos para transformar o Distrito Industrial de Aracaju em um grande centro comercial, com toda infraestrutura necessária ao bom funcionamento de indústrias, além de empresas comerciais e de serviços, também estamos preocupados com o comércio sergipano e para isso estamos fazendo a atualização do regimento interno do Conselho de Desenvolvimento Comercial (CDC), a efetivação do seu funcionamento e, a partir de agora, queremos ter reuniões bimestrais para tratarmos de assuntos relacionados às questões da área”, divulgou Zeca da Silva.

A notícia foi comemorada por muitos dos presentes na reunião-almoço. “Sempre enfatizamos a necessidade do diálogo entre a classe empresarial e o governo e essa foi uma grande notícia para toda a classe, além dos números apresentados, que demonstram a importância do setor para o Estado”, afirmou Juliano Souto, antes de entregar ao secretário um documento com algumas reivindicações da categoria e de solicitar-lhe que retransmitisse ao governador Marcelo Déda um convite para também participar do evento em uma próxima ocasião.

“Parabenizo o secretário Zeca da Silva pela brilhante exposição e por dar continuidade de forma tão eficiente às ações iniciadas na primeira gestão do governo de Marcelo Déda, da qual também tive a oportunidade de participar, e aproveito para solicitar que tal logo seja possível, realizemos a reunião do CDC”, destacou Alexandre Porto que preside a Associação Comercial de Sergipe (Acese) e foi secretário-adjunto da Sedetec na primeira gestão do governo Marcelo Déda.

“Fico feliz por receber a notícia da revitalização do Distrito Industrial de Aracaju que há muito vinha sendo aguardada pelos empresários e parabenizo o secretário pela facilidade em discutir esse, entre outros assuntos”, completou o empresário Max Dantas, da Distribuidora 5R, uma das empresas instaladas no DIA, um dos presentes ao almoço do fórum que também ressaltou o perfil acessível do secretário. “Sempre faço questão de dizer: o empresariado sergipano conta com um parceiro na secretaria. E não precisa marcar horário. É só ir até a secretaria que estamos de portas abertas para o diálogo em todos os momentos”, finalizou Zeca da Silva.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.