Secretarias municipais unidas para combater a Dengue
Somente na primeira semana de atuação, a Emsurb fez a coleta de 117 toneladas de lixo. Desse total, 14 toneladas foram recolhidas na Ação Bota-fora. Esta ação acontece todos os sábados e se traduz num trabalho educativo e ativo. Os agentes de saúde fazem visitas domiciliares informando sobre a necessidade de participação da população nessa luta. Já as equipes da Emsurb executam a limpeza de terrenos baldios, coleta de lixo domiciliar e entulhos.
Segundo o assessor de comunicação da Emsurb, Helber Andrade, a colaboração da comunidade é fundamental para o combate à dengue. “Se já é difícil o controle dos focos da dengue nas residências, imagine nos terrenos baldios, que são áreas abandonadas”, ressalta.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal Contra a Dengue, Sidnei Sá, a Saúde Municipal, por meio da notificação do paciente com sintomas da doença quando é confirmada pelo exame laboratorial feito nas unidades, tem atuado com uma cobertura mais precisa na população. Esta cobertura possibilita identificar focos do mosquito da Dengue e intensificar as visitas dos agentes comunitários de saúde aos locais com maiores incidências.
Programação
As atividades da campanha “Você e a Saúde no Combate à Dengue” estão sendo desenvolvidas conforme a programação feita pela SMS e a Emsurb. Será um mês inteiro com atividades de intensificação contra a Dengue, obedecendo a seguinte programação:
De 4 a 9 de setembro nos bairros: Novo Paraíso, Luzia, Ponto Novo, Jabotiana e Bairro América.
De 11 a 15 de setembro nos bairros: Lamarão, Soledade, Santos Dumont, Jardim Centenário e Olaria.
OBS: Nos sábados, a Emsurb estará passando nas portas das casas recolhendo os entulhos guardados desnecessariamente e que venham a acumular água.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Secretarias municipais unidas para combater a Dengue – Foto: Ascom/SMS