[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]É grande a expectativa em torno do Museu de Rua, projeto da Prefeitura de Aracaju, implementado por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que abrigará em três locais da cidade museus que contarão fatos históricos, cívicos e ambientais, levando para pessoas o valor de patrimônio e cultura. A Seplan está acelerando as discussões para finalizar os últimos preparativos do projeto, que deverá ser inaugurado no próximo mês com o lançamento da maquete da Ponte do Imperador e o Memorial da Bandeira, que está sendo construído na Praça da Bandeira.

Hoje, dia 7, a Seplan se reuniu com a Emurb, Fundat e Funcaju, órgãos que integram o projeto. No encontro foram discutidos detalhes para a conclusão do projeto Museu de Rua, que é pioneiro no Nordeste. “Com essa iniciativa, Aracaju não só passa a contar com roteiros turísticos que valorizam nossa memória, nossa história e nossa cidade. O Museu de Rua é um grande avanço cultural da administração Marcelo Déda. Através dessa iniciativa a população terá acesso a valiosas informações históricas do Brasil, Sergipe e Aracaju”, define a secretária Lúcia Falcón, ao ressaltar que nessa iniciativa coube a Seplan conceber o projeto, articular as parcerias e elaborar o projeto urbanístico dos museus.

“O Museu de Rua visa facilitar a democratização das informações sobre a cidade e história do Brasil”, enfatiza Stella Maris, presidente interina da Funcaju. Ela explica que a maquete, instalada na Ponte do Imperador, será uma das atrações do Museu de Rua por expor objetos que reproduzem construções, transportes e costumes das décadas de 20 e 40 que foram fielmente retratados. São 4,80 x 3,40 metros, em forma retangular, de história, cultura e entretenimento.

Na praça da Bandeira, bairro Cirurgia, o Memorial da Bandeira possui o projeto inspirado no símbolo do Brasão e na Bandeira de Sergipe. O principal objetivo é resgatar parte da história do povo aracajuano, aproximando o cidadão da sua história, facilitando também o acesso a espaços onde estarão concentradas informações importantes sobre eventos que marcaram a vida sergipana. No local estarão à disposição do público o Salão de Exposição, recepção, internet, administração e depósito/sanitário. Bandeiras de Sergipe, Aracaju e dos demais estados brasileiros estarão expostas no local. Além disso, as pessoas interessadas poderão aprender a cantar o Hino Nacional e o da Bandeira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.