Secretária representa governador no centenário do IHGS
A noite da última segunda-feira, dia 6 de agosto, foi marcada pelas comemorações do centenário do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS), instituição que abriga parte importante da memória do estado. Na ocasião, foram prestadas diversas homenagens a figuras ilustres que contribuíram com o IHGS nesses últimos anos, a exemplo do governador Marcelo Déda, que, representado pela secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, recebeu a Medalha do Centenário da Casa de Sergipe.
“Em nome do governador Marcelo Déda, é uma satisfação muito grande receber essa homenagem e fazer parte dessa celebração dos cem anos dessa instituição que foi e permanece sendo referência para a pesquisa e construção da identidade do sergipano. Para nós, o Instituto Histórico e Geográfico é muito mais que um centro de pesquisa, é uma trincheira em defesa da sergipanidade”, destacou a secretária Eloísa Galdino.
No seu discurso, o presidente do IHGS, Samuel Albuquerque, destacou a contribuição da ‘Casa de Sergipe’ – como ficou conhecida carinhosamente a instituição – ao longo desses 100 anos de história. “É muito importante para nós comemorarmos essa data, pois o IHGS tem um papel fundamental na preservação da memória e na produção intelectual das Ciências Humanas”, ressaltou. Dentre as contribuições da instituição, está a publicação Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, que já está em sua 42º edição.
A história dos 100 anos do IHGS e as personalidades que por lá passaram ao longo desse tempo rendeu mais uma obra do historiador Ibarê Dantas, que esteve à frente da instituição durante seis anos. Intitulado ‘História da Casa de Sergipe – 1912 – 2012’, o livro é fruto de muito trabalho e dedicação do pesquisador, que mesmo fragilizado por problemas de saúde não abriu mão de finalizá-lo para que fosse possível lançá-lo na data comemorativa do centenário do instituto.
“Temi não poder participar dessa solenidade. Nesses últimos anos eu adoeci, perdi a mobilidade, mas escapei e aqui estou participando e contribuindo com esse modesto livro que servirá para aqueles que desejam conhecer a história da Casa de Sergipe”, declarou Ibarê Dantas, que aproveitou a oportunidade para lançar e autografar a sua mais recente obra.
A solenidade comemorativa do Centenário do IHGS foi bastante concorrida e contou com a presença de diversas personalidades, a exemplo do presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil (IHGB), Arno Wehling e representantes de institutos de outros estados. Paralelo à abertura das comemorações de aniversário da instituição, ocorreu a abertura do III Congresso Sergipano de História e do III Encontro Estadual de História da ANPUH/SE.
Histórico do IHGS
O Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, carinhosamente referido por alguns dos seus sócios como ‘A Casa de Sergipe’, foi criado em 06 de agosto de 1912, como uma associação civil sem fins lucrativos, no sentido de zelar pela memória do Estado, coletando documentos, discutindo problemas culturais e produzindo saber através de sua Revista publicada desde 1913.
Inicialmente, seus membros se reuniam no salão do antigo Tribunal de Relação. Depois, estiveram em outros locais até quando foi construída sua sede inaugurada em abril de 1939. Nesta casa estão instalados a biblioteca, a pinacoteca, o museu e o arquivo, todos voltados para a preservação, estudo e divulgação da cultura sergipana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretária representa governador no centenário do IHGS – Foto: Ariovaldo Moura