[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A convite da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) o consultor de financiamentos externos do BID e do Banco Mundial, Marcos Teixeira de Almeida, ministra nesta quinta-feira, 5, um curso de capacitação para técnicos do estado em aquisições junto aos órgãos de financiamento externo. A finalidade desse treinamento, que ocorre no auditório da Adema, é de fornecer aos técnicos a estrutura de elaboração de documentos de licitação e seleção dentro das normas dos bancos Mundial, BID e JBIC. 

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Márcio Macêdo, que esteve presente na abertura do curso, o treinamento é importante por permitir que a sistemática usada pelos bancos internacionais seja compreendida pelos técnicos do Estado, possibilitando uma aceleração na utilização e na otimização dos recursos externos.

"Há uma necessidade de se nivelar o mecanismo de financiamento externo e de socializar esse conhecimento com as instituições parceiras que trabalham com a secretaria. Essa condição permitirá o acesso mais ágil e eficaz dos recursos internacionais", salientou Márcio.

De acordo com o superintendente dos Recursos Hídricos, Ailton Rocha, os processos técnicos de financiamento são importantes para os programas desenvolvidos em Sergipe, a exemplo do Programa de Desenvolvimento de Recursos Hídricos (Proágua). "Com o recurso do Proágua, oriundo do BID e que totaliza o valor de R$ 70 milhões, conseguimos a ampliação, recuperação e melhoria da Adutora do Alto Sertão e Sertaneja. Esta adutora beneficiará  26 municípios localizados no semi-árido sergipano", justificou.

Documentos como elaboração de Termos de Referência, de Orçamento, de Lista, Métodos de Seleção e solicitação de propostas estão sendo trabalhados. A segunda etapa da preparação técnica se encerrará nesta sexta-feira, 6. Serão trabalhados: Bens e Obras com Elaboração de Especificações, Planilhas de Quantidades de Bens, Elaboração de Especificações Técnicas de Obras, Planilhas de Quantidades de Obras e Tipos de licitação: Internacional (LPI), Nacional (LPN) e Comparação de Preços (CP).

Mais de 20 técnicos do Estado estão participando do treinamento, entre eles os parceiros do Proágua: Sefaz, Deso, Procuradoria Geral do Estado, Corregedoria Geral do Estado, além dos técnicos da Semarh, do Tribunal de Contas e das secretarias de Infra-Estrutura, Planejamento e Administração.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.