[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (NEDIC), realizou nesta quarta-feira, 6, uma Mostra de Trabalho intitulada "Vivendo a Diversidade das Escolas de Sergipe". O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória e reuniu centenas de alunos e professores da capital e do interior, que apresentaram os projetos sobre "Meio Ambiente, Cultura, Ética e Inclusão Social", tema da Semana.

"O objetivo principal da Mostra de Trabalho é favorecer a construção de uma educação para a sustentabilidade e para o reconhecimento da diversidade num processo de aprendizagem permanente", destacou a professora Elizabete Azevedo, coordenadora de Educação Ambiental do NEDIC, setor que é ligado ao Departamento de Educação (DED/SEED).

A Escola Estadual General Valadão mostrou ao público o projeto ‘Amor e Arte’, apresentando a inclusão social a partir da dança. "A escola não se resume apenas em sala de aula. Temos que mobilizar os pais e a comunidade para interagir com os alunos e professores. Nosso trabalho é importante porque fizemos isso, colocando alunos deficientes no projeto e ensinando, através da dança, o respeito com o próximo", disse a professora Luciene Cerqueira, coordenadora do ‘Amor e Arte’.

Representantes do Conselho Jovem para o Meio Ambiente em Sergipe também participaram do evento apresentando os resultados da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil sobre Meio Ambiente. "Desenvolvemos ações com os jovens para ampliar as discussões sobre o meio ambiente e, a partir dessa Conferência, tivemos a certeza que existe um grande interesse por parte dos estudantes em discutir e promover políticas ambientais", informou José Waldson Costa, um dos representantes.

A Diretoria Regional de Educação 1 (DRE), localizada no município de Estância, fez a apresentação do trabalho ‘Tambores da Esperança’. O projeto surgiu com o objetivo de conscientizar os jovens sobre as drogas ao mesmo tempo em que foram desenvolvidas ações sócio-ambientais, a exemplo da reciclagem. "Esse é um grupo que trabalha com a percussão alternativa, que são materiais reciclados como latas e tonéis de lixo. Mostramos que é possível contribuir com a preservação do meio ambiente de forma divertida e consciente", explicou o professor Silvio Freire, do Colégio Estadual Arabela Ribeiro.

Capoeira

O município de Nossa Senhora das Dores, sede da DRE 5, fez uma apresentação de capoeira, cujo projeto é conhecido como ‘Grupo Pura Ginga: lutando por um meio ambiente puro’. São 25 alunos participando as ações que envolvem ainda a inclusão social, já que o grupo conta com a participação de deficientes.

"Nossa finalidade é levar o jovem ao contato direto com a natureza, criando assim um afeto mútuo. Através disso fazemos da capoeira e da música uma expressão de viver, levando o jovem a amar, a respeitar e a cuidar do seu meio ambiente", ressaltou a professora Ana Roberta, que além de ser coordenadora de Mídias da DRE 5, também participa do Grupo.

A programação consta ainda, a partir das 14h, da 6ª Feira de Ciência com as temáticas: Meio Ambiente e Bacia do Rio Sergipe, na Escola Estadual 17 de Março.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.