Secretária prestigia abertura de novo espaço cultural de Aracaju
Os agentes culturais da área da dança em Sergipe ganharam um novo espaço na noite da última quarta-feira, 14, para intercambiar, promover espetáculos e se profissionalizar. Trata-se do Centro Cubos de Cultura e Artes, um espaço criado pela ‘Cubos Companhia de Dança’ e que servirá ainda como academia para várias modalidades desta arte.
Na noite de abertura, o grupo formado por Rodolpho Sandes, Isabele Ribeiro, Júlia Delmondes e Viviane Gonzaga, apresentou um trecho do espetáculo ‘Particular’, que está sendo preparado para estrear em abril do próximo ano. Além do espetáculo de dança, foi aberta a temporada de apresentações teatrais, com a trama ‘Mala sem Alma’, que é o espetáculo de encerramento do primeiro semestre do Curso de Formação de Atores do SESC/SE.
A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, participou do evento e mostrou-se entusiasmada por ver os agentes culturais de Sergipe se profissionalizando e sendo empreendedores da arte.
“Isso representa um crescimento evidente da cena cultural do nosso estado em todas as linguagens. Acredito que abertura deste espaço mostra que a cultura está ocupando cada vez mais linguagens e se profissionalizando. Creio que isso é fruto de várias mudanças que ocorrem na sociedade, mas também da política de cultura que vem sendo implantada desde que o governador Marcelo Déda assumiu o governo, em 2007”, frisou a gestora.
O Centro
Centro Cubos de Cultura e Artes fica localizado no bairro Luzia, em uma localização privilegiada e de fácil acesso. O local, que conta com sala de dança (para ensaio e apresentações), salas de aula e camarins, será mais que uma sede para o grupo de dança. Lá, eles terão uma academia que contará com aulas em diversas modalidades desta arte, como dança contemporânea, balé clássico para crianças e adultos, jazz, street dance, entre outros. No local, haverá ainda cursos de ensino técnico em dança, para profissionalizar ainda mais os grupos.
Os integrantes da companhia estavam bastante emocionados com a inauguração do local. Para o diretor do grupo, Rodolpho Sandes, a felicidade de inaugurar a sede e começar um negócio que pode fazer o grupo crescer ainda mais, era enorme. “Necessitávamos de um espaço nosso, e ai nasceu o sonho da seda e da academia. Foram dois anos em busca do local ideal e mais seis meses de reforma. O resultado nos deixam orgulhosos, pois é a realização de um sonho, que o grupo sonhou junto, e juntos conseguimos realizar”, lembrou.
Rodolfo defendeu ainda que a inauguração do Centro é um marco para a dança em Sergipe. “Sem dúvida a este é um grande passo para a cultura no nosso estado, afinal, somos a primeira companhia, das mais jovens, a criar uma sede, Isso nos traz uma responsabilidade muito grande, mas também é um exemplo para as outras companhias que devem fazer o mesmo”, completou.
Sobre a Companhia
A Cubos Companhia de Dança iniciou seus trabalhos em 2007 na cidade de Aracaju apresentando sua primeira obra denominada ‘As quatro estações de um ser’. Atualmente é composta por quatro bailarinos com formação diversificada.
Em cinco anos de trabalhos ininterruptos, a Cubos Companhia de Dança já fez mais de 60 apresentações oficiais e já apresentou seus trabalhos em nove cidades fora do Estado. Entre os prêmios recebidos estão o Prêmio ‘Funarte de Dança Klauss Vianna’ e o Prêmio ‘O Capital’, por melhor produção, ambos com o espetáculo Reverso (2008).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretária prestigia abertura de novo espaço cultural de Aracaju – Fotos: Fabiana Costa/Secult