Secretaria Municipal de Educação participa do projeto “Brasil Alfabetizado”
O Projeto que foi assinado no último dia 10, entre o Ministério da Educação e Cultua (MEC) através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a PMA, tem como meta principal alfabetizar 10 mil jovens e adultos nos próximos cinco meses. A partir do início do próximo ano, o Projeto será retomado para a formação de novas turmas.
Os alunos terão 3 horas de aula por dia durante 20 semanas que contabilizará um total de 300 horas aula para as 400 turmas que serão formadas. As temáticas desenvolvidas abordarão a construção da identidade dos alfabetizandos, sua relação com o meio físico e cultural, com o mundo do trabalho, isto tudo numa relação de diálogo que possibilite a sua inserção na sociedade.
Os educadores irão passar por um curso de capacitação que será ministrado por professores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (Nepa). O curso será realizado num período de 80 horas e tem como objetivo discutir e organizar o processo de alfabetização.
Os professores participantes do curso irão adquirir base teórica e metodológica necessárias para o bom desenvolvimento do processo de alfabetização. Eles terão ainda aulas de princípios de alfabetização, oficinas pedagógicas, vivências em alfabetização, matemática, português, história, geografia, planejamento e avaliação educacional, tudo para que o processo de ensino e aprendizagem atenda as expectativas do aluno.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]