[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os novos funcionários da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que irão atuar nos Centros de Especialidades Médicas (Cemar’s) estão participando de um curso de capacitação. A abertura foi realizada na manhã de hoje com a presença do secretário Rogério Carvalho e o treinamento segue até amanhã, cumprindo a carga horária de 16h.

Em sua palestra, o secretário deu as boas-vindas à nova turma de médicos especialistas e falou sobre o projeto Saúde Todo Dia, evidenciando os princípios da eqüidade e da integralidade, que segundo ele, são de fundamental importância para garantir a eficiência e qualidade do serviço prestado à população.

De acordo com a coordenadora da Média Complexidade, Verônica Távora, esta capacitação é a primeira de uma série e funciona como um acolhimento, onde esses novos médicos têm a oportunidade de conhecer o funcionamento do sistema do qual irão fazer parte e compartilhar um espaço, no qual demonstram suas motivações e expectativas. “Neste primeiro encontro, eles se integram com os colegas de trabalho e com os profissionais da gestão da SMS. Com isso eles contribuem para o funcionamento da rede, já que devidamente informados, vão ter uma maior capacidade de dar continuidade ao que já está sendo feito e até mesmo de melhorar a qualidade do atendimento”, ressaltou.

São ao todo 80 novos médicos distribuídos em 25 especialidades, entre elas homeopatia e acupuntura, serviços comumente não oferecidos em instituições públicas. A equipe que está monitorando esta capacitação é formada pelos diretores dos Centros de Especialidades, os médicos reguladores do Nucaar (Núcleo de Controle, Auditoria, Avaliação e Regulação) e a coordenadora do Ceps (Centro de Educação Permanente da Saúde), Cláudia Menezes.

O treinamento está sendo feito por etapas. Num primeiro momento, os participantes conheceram a estrutura da Secretaria e o Projeto Saúde Todo Dia e em seguida se apresentaram. Hoje a tarde será apresentada uma peça de teatro com o grupo A arte de Prevenir, da SMS, que conta a história de um paciente diabético. Logo após eles irão se dividir em grupos para desenvolver a linha de cuidado a ser adotada no trabalho. Cada grupo formado representa um Centro de Especialidade. Amanhã eles irão receber três casos clínicos e assim desenvolver a forma de atendimento adequada, sempre levando em conta a lógica da Rede, que envolve a busca da autonomia do paciente e a idéia de que o trabalho a ser desenvolvido pelo especialista vai estar voltado para um ser humano e não somente para um órgão.

Para a recém contratada médica endocrinologista, Francielle Temer, essa capacitação que a Saúde Municipal está oferecendo traz uma diferença relevante para o serviço prestado, tanto do ponto de vista do profissional quanto do usuário. “Quando a gente já começa informado sobre o local de trabalho, a sua infra-estrutura e dinâmica, isso facilita a nossa atuação e agiliza o serviço. Dessa forma o paciente só tem a ganhar, porque está sendo atendido por alguém integrado ao sistema”, afirma.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.