[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária Estadual da Saúde, Joélia Silva Santos, aceitou convite e participou de um almoço na Sociedade Médica de Sergipe (Somese) nessa quinta-feira, 23. No encontro, ela falou sobre a regulamentação, conformação e papel do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária também discutiu sobre o andamento e o impacto da judicialização na saúde. “O quantitativo de ações que são emitidas pela justiça é enorme, o que desestrutura o processo de administração do SUS em Sergipe. Ele dificulta o planejamento feito pela gestão e utiliza de um recurso que já é escasso”, pontuou.

Ainda durante a apresentação, a secretária destacou a importância de promover um olhar reflexivo sobre o sistema. “Com prazos de 48 horas para cumprimento das decisões fica inviável se administrar. Abrimos um canal de diálogo com o judiciário para discutir a integralidade, revelando o quanto as ações individuais prejudicam a assistência coletiva. Entendemos que só temos a avançar com essa discussão para entender com clareza como funciona o fluxo de compra, procedimentos e de recursos financeiros que tem valor limitado e precisa ser aplicado de forma a garantir assistência a todos os usuários do SUS”, explicou a secretária”, afirmou Joélia Silva Santos.

A secretária Joelia Silva esclareceu sobre os impactos da rede hospitalar absorver a assistência básica, respondeu a questionamentos e esclareceu temas relacionados ao financiamento da saúde no Estado.

Ao final da palestra, o presidente da Somese, Petrônio Gomes, comentou a importância das discussões que são levadas à Sociedade Médica através dos encontros e qualificou o espaço de discussão como “altamente democrático”. A respeito da judicialização, qualificou como um problema nacional. “Nós possuímos um sistema administrativo moroso, que impede a agilidade da contratação de serviços. Paralelo a esse sistema, há um judiciário que desconhece esse processo administrativo e exige agilidade. De um modo geral, é preciso entender que a saúde se difere das demais pastas e necessita de uma condução diferente, na qual possa atuar de maneira mais ágil”.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.