[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Segunda-feira, 16, aconteceu em Aracaju o III Seminário de Gestão Estratégica e Participativa no Sistema Único de Saúde (SUS), com a participação de 300 conselheiros municipais de saúde. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa, o encontro contou com a presença da secretária Joélia Silva Santos.

“As capacitações de conselheiros fortalecem o controle social do SUS. Apresentamos os temas que estão latentes no sistema para que sejam discutidos. O Movimento Saúde +10, por exemplo, abordado durante o evento, é uma mobilização nacional e os conselheiros precisam ter a compreensão ampla do assunto”, ressalta Joélia Silva.

O Saúde +10 já arrecadou mais de 1,8 milhão de assinaturas, ultrapassando a meta que era de 1,4 milhão. Ainda de acordo com a gestora estadual, “é muito importante que os conselheiros municipais participem do Saúde +10. Com essa proposta, visamos melhorar o financiamento da saúde com 10% do recurso que é oriundo da receita corrente bruta, arrecadada pela União, sendo distribuída para Estados e Municípios. Por isso, realizamos este debate com os conselheiros, para arrecadarmos mais assinaturas e estarmos juntos na movimentação que acontecerá no dia 27 de setembro, com a presença da Bancada Federal de Deputados e Senadores para conseguir alcançar o objetivo de proporcionar mais saúde e mais qualidade de vida para a população”.

Além da secretária Joélia Silva, palestraram no evento o gerente do programa Estadual de DST/AIDS, Almir Santana, sobre prevenção e tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis, e a referência técnica do Núcleo de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes (Nugelc) da SES, Patrícia Lima, que trabalhou a temática da violência no trânsito.

“Abordamos sobre a importância do uso dos preservativos em todos os casos, ressaltando o aumento de casos de Aids entre mulheres casadas. Além disso, chamamos também para a importância de campanhas de vacinação contra a Hepatite B. Eventos como este são fundamentais para chamar atenção dos conselheiros sobre a importância da realização de ações educativas junto à população”, afirma Almir Santana.

Já para a referência técnica do Nugelc, Patrícia Lima, “a temática da violência no trânsito é de responsabilidade de todos. Sergipe, seguindo o comportamento mundial e nacional, tem mostrado um aumento alarmante de óbitos por acidentes. Isso deriva da cultura da população e da negligência quanto ao não uso dos aparelhos de segurança. O papel desta palestra foi mostrar aos conselheiros a importância de se discutir este tema, para que, assim, eles possam fazer o trabalho de conscientização junto aos municípios em que atuam”.

O coordenador de Atenção Básica do município de Cedro de São João, Danilo Moraes, afirma que “o encontro ajudou a ampliar o conhecimento e a percepção crítica de cada conselheiro. Depois deste momento, é possível elaborar melhor as ações e executá-las da melhor maneira possível em cada município, garantindo uma melhor assistência para a população”.

Segundo o coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa da SES, José Dias Júnior, “outros dois momentos para discutir novas temáticas já estão agendados para os meses de outubro e novembro. Trabalharemos com novas temáticas nos próximos meses, com a finalidade de atualizar e nos socializarmos com os conselheiros. Isso nos ajuda a aprofundar na discussão em saúde”, resumiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.