Secretaria Especial de Políticas para Mulheres discute direitos humanos e segurança pública
Com o objetivo de fomentar a discussão sobre a equidade de gênero nas instituições de segurança pública, o I Seminário Estadual Mulheres, Segurança Pública e Direitos Humanos, reuniu, nesta terça-feira, 05, no auditório da Academia de Polícia Civil de Sergipe, organizações, autoridades e mulheres que trabalham na área de segurança pública do estado.
A programação teve início com a palestra da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Mikki, abordando a realidade das mulheres que trabalham nos quartéis militares e nas delegacias de polícias do país. “Ainda existem os assédios moral e sexual, além da disparidade dos salários entre os estados e más condições de trabalho”, pontuou, enfatizando que essa é uma realidade da Segurança Pública brasileira.
Em seguida, a secretária Especial de Políticas para Mulheres (SEPM), Maria Teles, discursou acerca da luta feminista contra a submissão histórica da mulher nos espaços privados. Ela ainda destacou a importância das políticas públicas para o avanço das conquistas sociais das mulheres. “O governo federal e o estadual, ao longo dos últimos anos, vêm trabalhando na garantia dos direitos conquistados pelas mulheres, seja no campo político, dos direitos humanos, do trabalho, da saúde, entre outros”, finalizou Teles, alertando que há desafios bem maiores a serem conquistados.
O evento foi idealizado pela Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública (ASIMUSEPE-SE), entidade que defende e representa os interesses gerais das mulheres que integram os segmentos de segurança pública de Sergipe. Para a Presidente da ASIMUSEPE, Svetlana Barbosa, o seminário é momentoso na valorização do trabalho das militares, guardas e policiais. “As mulheres que estão nesta área enfrentam os mesmos problemas. Por isso, é muito importante trazer estes debates amplos e abertos, que nos trazem frutos e reflexões”, concluiu.
O evento continuará nesta quarta-feira, 06, com palestras, debates, mesas redondas e elaboração da Carta Compromisso.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]