Secretaria do Meio Ambiente prevê semana com chuvas finas
De acordo com o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh) durante toda esta semana, no período de 16 a 22, as chuvas que cairão entre os litorais Norte e Sul serão apenas de precipitação fina e com variação de temperaturas entre 25 a 32 graus para o litoral, e 22 a 35 graus para o Agreste do estado. O alerta de maior volume de chuvas previsto, com acumulado entre 50 a 60 milímetros, tem a perspectiva de somente ocorrer na próxima semana.
De acordo com o estudo climático semanal, desde a madrugada de hoje, 16, até o próximo domingo, 22, há perspectivas de ocorrência de chuvas nos períodos de fim de tarde, madrugada e início da manhã. Isso significa dizer que a maior prévia carnavalesca do estado, o Pré-Caju, que se inicia nesta quinta-feira, 16, a partir das 17hs, poderá ser abençoado por ‘São Pedro’ com o envio de chuvas finas. A notícia boa, segundo o Cemese/Semarh, é que a chuva será fina com efeito de brisa, com retorno de precipitação apenas na madrugada da sexta-feira.
De acordo com o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, o comportamento do clima apenas será significantemente modificado a partir da próxima semana. Overland explica que a alteração climática é fruto da existência de dois sistemas atmosféricos atuantes sobre o Nordeste do Brasil: o da Linhas de Instabilidade e o Vótice Ciclónico.
“São sistemas que provocam chuvas. As Linhas de Instabilidade (LI) junto ao Vórtice, que se formam principalmente nos meses de verão no hemisfério sul (dezembro a março), encontram-se ao sul da Linha do Equador influenciando as chuvas no litoral norte do Nordeste e regiões adjacentes, que ocorrem no período da tarde e início da noite”, explica Overland o movimento climático atual.
Intensificação das chuvas
Segundo alerta o meteorologista, o nível mais alto das chuvas está previsto para ocorrer no dia 23, próxima segunda-feira. Para esse dia o acúmulo previsto é de 50 milímetros. “Bastante significativo. Cidades como Brejo Grande, Barra dos Coqueiros, Santo Amaro, entre outros municípios do Litoral Norte, a exemplo de Neópolis, deverão ser alcançados pelas chuvas de Verão”, comentou Overland.
Já do dia 24 até 01 de fevereiro, as chuvas chegarão a um acúmulo de 60 milímetros e se concentrarão desde o nordeste da Bahia até ao Alto Sertão, e Litoral Leste de Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]