Secretaria do Meio Ambiente abre a Semana da Água
Com o tema ‘Água é Vida’, foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira, 21, pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes, a Semana da Água. O evento visa contribuir com a disseminação do conhecimento sobre os recursos hídricos locais e, por consequência, o aumento da consciência ambiental da comunidade sergipana relacionada à gestão das águas. A solenidade de abertura ocorreu no auditório da Codise.
Para o secretário, que também é biólogo, a consciência do ser humano em preservar a água deveria estar intrinsecamente ligada à vida. “A água permite todas as reações biológicas. Nós humano somos essencialmente água, 60% do nosso organismo é constituído por água, por isso a importância de preservá-la. Àgua é vida”, explicou.
Falando da atuação do Governo do Estado através da Semarh sobre o tema água, Genival Nunes citou algumas das mais importantes ações e serviços realizados, cujos procedimentos resultam na melhoria da qualidade da água e conseqüentemente na melhor qualidade de vida da população.
Destacou o projeto ‘Preservando Nascentes e Municípios’, desenvolvido pela Semarh que tem por objetivo recuperar a vegetação das nascentes e matas ciliares das sub-bacias hidrográficas dos rios Poxim, Cajueiros dos Veados e Siriri-Vivo. Ressaltou a ampliação dos Sistemas de Águas, cujo objetivo é mais água de boa qualidade para a população do Estado; à Política Estadual de Resíduos Sólidos que busca solucionar os problemas de lixões a céu aberto; as ações de Educação Ambiental como campanhas e atividades que buscam a melhor relação homem e natureza, e o desenvolvimento sustentável. Por fim Genival destacou às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), realizadas através da Deso, que busca a implantação de esgoto doméstico, cuja ação irá reduzir a poluição hídrica.
Problemática
Segundo o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha, as principais bacias hidrográficas no Estado de Sergipe apresentam reduzido potencial hídrico, exceto a Bacia do São Francisco- rio com maior transposição de água para abastecimento de Aracaju.
“Isso por sua vez vem apresentando conflitos relacionados aos diversos usos de suas águas. Compreendo que a busca por melhor solução é feita a partir da conscientização ambiental da população. Estudos apontam que 50% da população mundial vive em área urbana, conseqüentemente a água é mais afetada”, enfatizou dizendo ainda que a desocupação desordenada do solo, poluição hídrica, secas e enchentes são outros problemas ambientais hídricos. “O desperdício é outra conseqüência que pode levar a uma possibilidade de escassez hídrica de água doce”, alerta.
Após final de solenidade, a programação as atividades da Semana da Água foi iniciada com uma bancada de discussões sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos com reflexos na Gestão dos Recursos Hídricos, cenário apresentado pelo superintendente de Desenvolvimento, Qualidade e Educação Ambiental da Semarh, Lício Valério Lima.
Segundo abordou o superintendente, a Política Nacional de Resíduos Sólidos requer também a interação com os Recursos Hídricos. “Imprime ao uso racional da água à partir da redução do lixo jogado nas nascentes. O objetivo na política é promover articulações de políticas públicas, entre Governo e Sociedade Civil. Para os Recursos Hídricos, a política pede integração com os comitês de Bacias Hidrográficas e para Resíduos Sólidos a formação de consórcios públicos.
A Solenidade de abertura foi abrilhantada pela apresentação musical do coral da Fafem/Petrobras. Contou com as presenças de secretários municipais de Meio Ambiente; do superintendente do Sesi, Acrizio José Campos Souza; do coordenador Estadual da Vigilância Sanitária, Antonio Pádua, servidores e superintendentes de algumas instituições do Estado, além do ex-secretário da Semarh e atual Deputado Federal, Márcio Macedo.
Em seu pronunciamento disse que a vida é feita de momentos simbólicos. E o da Semana da Água é o de reflexão. “Todas as atividades que têm interfase com a água tem o dever de preservá-la”, afirmou ao acentuar sua posição a favor de Novo Código Florestal, que segundo explicou, “desde que seja para avanços do ponto de vista ambiental”, detalha.
Programação
A programação prosseguirá durante toda a semana, até dia 29. Nesta terça, 22 às 9h, no Teatro Tobias Barreto, haverá o lançamento da V Olimpíada Ambiental com a participação de aproximadamente 1.300 alunos. Ainda na terça-feira, às 8h, no auditório da Codise, irá ser iniciado o IV Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretaria do Meio Ambiente abre a Semana da Água – Fotos: Ascom/Semarh