[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, disse nesta quinta-feira, 8, que o seminário Planejamento do Desenvolvimento Territorial de Sergipe atingiu seus principais objetivos. Para Lúcia, a meta mais importante do evento era conquistar o apoio de diversos órgãos públicos, agentes financiadores e instituições de cooperação técnico-científica na elaboração do Plano de Desenvolvimento Participativo e Regionalizado de Sergipe. Segundo a secretária, o Governo do Estado vai levar adiante as propostas para o desenvolvimento de Sergipe.

"O apoio expresso no acordo de cooperação técnica assinado na terça-feira nos deixa muito entusiasmados e com esperança de que grandes projetos de desenvolvimento sejam desenvolvidos a partir de parcerias com essas entidades", afirmou a secretária.

A assinatura do protocolo de intenções para o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda, e representantes de entidades de diversos setores marcou a abertura do seminário. As palestras do evento ocorreram de terça à quinta-feira. Nesta sexta-feira, 9, serão realizadas oficinas temáticas em grupos de trabalho para identificação de demandas e elaboração de projetos de diagnósticos e ações para o desenvolvimento do Estado.

Grandes nomes

A presença em Aracaju de palestrantes de renome no Brasil e no exterior, além de autoridades das principais instâncias dos governos municipal, estadual e Federal e de países como a Itália, foi destacada pela secretária de Planejamento. "Nunca havíamos reunido tantos nomes de peso em Sergipe, especialmente no início de um novo governo. Pudemos ter acesso aos mais modernos conceitos e trocar valiosas experiências em termos de metodologias de diagnóstico e planejamento de ações de desenvolvimento", afirmou Lúcia Falcón.

Fotos: Lúcio Teles/Seplan

Tantas personalidades importantes fizeram com que a freqüência de gestores públicos, secretários de estado, prefeitos, consultores e acadêmicos fosse maciça. Nos três dias de palestras e debates, mais de 150 participantes mantiveram o salão Abaís, do Centro de Convenções de Sergipe, lotado.

Valores locais

A secretária apontou também, como ponto positivo, a participação elogiada de gestores sergipanos, como o superintendente do Banco do Nordeste, Saumíneo Nascimento, e o superintendente da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Carlos Hermínio Oliveira, além de acadêmicos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), como a geógrafa Vera Lúcia França e o economista Ricardo Oliveira Melo.

?Eles deram um verdadeiro show de conhecimento sobre o território sergipano e suas principais necessidades e potenciais. A Seplan certamente utilizará suas informações como alicerce do diagnóstico territorial proposto durante o evento?, revelou.

Desafios

Após o intercâmbio de informações do seminário, Lúcia Falcón afirma que o Governo do Estado já possui subsídios para promover o desenvolvimento de Sergipe. "Eventos como esse nos ajudam a perceber que o Estado tem muito potencial, e o que faltava era apenas integrar as informações e conhecimentos para gerar ações eficazes".

Para a secretária, ficou claro o grande desafio de planejar o desenvolvimento do estado de forma participativa e regionalizada, com integração de políticas públicas e responsabilidade regional. "Temos pela frente um longo, difícil e exaustivo caminho, mas tenho certeza de que o governador Marcelo Déda usará de determinação e vontade política para levar adiante projetos fundamentais pra o desenvolvimento de Sergipe", afirmou Lúcia Falcón.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.