Secretaria discute estrutura da Conferência do Meio Ambiente
Secretários municipais de meio ambiente, assessores de órgãos na área ambiental, entidades civis, ONG´s e membros de Conselhos Municipais do Meio Ambiente passaram a manhã desta sexta-feira, 24, discutindo a reestruturação da Comissão Organizadora Estadual (COE) para a Conferência Estadual do Meio Ambiente, prevista para acontecer nos dias 4 e 5 de dezembro deste ano. A reunião aconteceu no auditório da Codise.
Participaram da reunião o articulador da Conferência Nacional do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Damásio Rodrigues da Anunciação, e do superintendente de Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Lício Valério. Na reunião, Damásio destacou a importância de se construir um espaço de convergência social para a formulação de uma agenda nacional do meio ambiente. Ele disse que o desafio é construir a conferência estadual e possibilitar a permanência das Conferências Estaduais e Nacionais.
Já Lício Valério fez uma apresentação com relação à Conferência Estadual do Meio Ambiente e as conferências municipais que serão realizadas nos 75 municípios de Sergipe entre setembro e novembro próximo. Destacou que as conferências municipais visam discutir propostas e realizar a escolha dos delegados para a Conferência Estadual, que tem como objetivo compartilhar a responsabilidade entre o Estado e a sociedade civil na elaboração da política Ambiental do Estado, além de eleger os delegados que participarão da III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), a ser realizada em abril de 2008.
Ainda em sua exposição, o superintendente de Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semarh ressaltou que na reunião seriam apresentadas diretrizes que contribuiriam para a construção da política e do plano nacional de enfrentamento das mudanças climáticas, além da apresentação de toda a estrutura para a realização da CNMA. Finalizou lamentando que o meio ambiente ainda não esteja na ordem do dia e que o grande desafio é promover a questão ambiental em toda e qualquer do Estado e municípios.
Escolha
Ao fim da reunião, ficaram definidas as pessoas, entidades e ONG´s que vão integrar a Comissão Organizadora Estadual das Conferências Municipais e da Conferência Estadual.
As Conferências Estaduais realizadas em cada Estado da Federação e no Distrito Federal discutirão sobre "Mudanças Climáticas", que será o tema central do III CNMA. As prévias para a Conferência Nacional estão sendo realizadas sob a coordenação das Comissões Organizadoras Estaduais (COE). A Conferência Nacional debaterá os seguintes pontos: Aspectos Científicos das Mudanças Climáticas; O Regime Internacional dessas Mudanças; O Brasil e as Mudanças Climáticas e Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]